Mergulho é opção de lazer durante o ano todo no litoral de São Paulo
Por: Paula Ferreira
Desde a antiguidade, japoneses e coreanos já mergulhavam ao fundo do mar para caçar pérolas. Mas pela necessidade de resgatar armamentos e atacar o inimigo que foram desenvolvendo novas técnicas e maneiras de realizar o mergulho.
Na década de 40 o mergulho se tornou um esporte comercial e na década de 70 os equipamentos começaram a chegar ao Brasil. Desde então, os cursos e a prática, que a princípio eram voltados ao Exército e Corpo de Bombeiros, se popularizaram e atualmente é um dos esportes radicais que mais cresce no país.
Entre os principais benefícios está o contato com a natureza sub-aquática que alivia o estresse além de permitir a prática por crianças a partir dos 12 anos e pessoas portadoras de deficiência física.
No Litoral Norte e Sul de São Paulo encontram-se alguns dos principais pontos de mergulho do Brasil localizados nas cidades de São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e Santos.
Seja para a prática do mergulho autônomo ou livre e em todos os meses do ano, agências especializadas oferecem excelentes condições e infra-estrutura para iniciar um curso básico ou avançado, com certificação internacional, além de aluguéis de equipamentos e passeios para os melhores points.
Confira a seguir todos os detalhes para mergulhar no litoral de São Paulo:
SÃO SEBASTIÃO
As Ilhas
Apesar da visibilidade prejudicada, de 3 a 10 metros, devido à proximidade com o continente. Enormes impactos no ecossistema do local foram provocados devido à degradação ambiental provocado pelo turismo e pesca esportiva e artesanal que vem ocorrendo nos últimos anos, mas ainda assim é possível se deparar com uma grande variedade de vida submarina como corais, esponjas, polvos, peixes diversos, tartarugas e arraias.
Entre as principais atrações estão a Praia de Fora, local preferido pelos mergulhadores pois permite um acesso pela praia a um costão calmo e abrigado com profundidade máxima de 10 metros.
Montão de Trigo
Com diversos pontos de mergulho com diferentes níveis de dificuldade, a melhor época para mergulho em Montão de trigo é no verão, quando a temperatura da água é mais quente e a visibilidade melhora, mas o local permite bons mergulhos o ano todo.
Explorar as inúmeras tocas e grutas formadas pelas pedras é uma das principais atrações. Nestes locais podem ser encontradas as mais variadas espécies de peixes e crustáceos como: piabas, pargos, bodiões, salemas, lagostas, caranguejos, garoupas e badejos.
Marina Canoa
Av. Magno Passos Bitencourt, 325 – Barra do Una / São Sebastião
Tel. (12)3867-1699
e-mail: [email protected]
site: www.canoa.com.br
Passeio – O passeio para Montão de trigo inclui lanche e um cilindro. Se quiser equipamento extra o custo é a parte. Para os menos experientes a marina faz um passeio chamado Discovery Island com três horas de duração e inclui mergulhos livres em Montão de trigo e nas Ilhas.
ILHABELA
A barreira natural existente no canal de Ilhabela é responsável pelo desenvolvimento de uma enorme variedade de fauna e flora marinha. O peixe voador, peixe morcego, tartaruga marinha, arraia, budião, garoupa entre outros, são algumas espécies encontradas nas águas da ilha.
A quantidade de naufrágios faz da ilha o maior cemitério de navios do Brasil tornando-se, portanto, um dos points mais procurados para a prática do mergulho.
Bom para mergulho o ano inteiro, Ilhabela tem como principais atrativos o Santuário Ecológico da Ilha das Cabras, criado em 1992 e protege o ecossistema ao redor da ilha, a Ilha de Búzios, que tem cerca de 15 metros de visibilidade além dos 21 naufrágios existentes em parte da costa da Ilha.
Agência Colonial Diver
Avenida Brasil, 1751 – Pedras Miúdas / Ilhabela
Tel. (12) 3894-9459
e-mail: [email protected]
site: www.colonialdiver.com.br
Passeios – Na agência existem várias opções de saídas de barco, as mais procuradas são Ilha de Búzios e naufrágios. A Ilha das Cabras está localizada em frente à agência. Nas saídas, estão inclusos dois cilindros, dois mergulhos em lugares diferentes e lanches a vontade.
A Colonial Diver também tem o serviço Dive Resort, para quem quer dar apenas um mergulho, onde é passada uma noção básica e é feita uma saída com acompanhamento de instrutor. Além de vender a loja aluga equipamentos das 8h às 17h.
SANTOS
Parque Estadual Marinho da Laje
Apesar do inverno ser a melhor época para a prática do mergulho no Parque Estadual Marinho da Laje a concentração maior de mergulhadores ainda é no verão.
A primeira vista a Laje de Santos, como também é chamado, é apenas uma rocha esbranquiçada que lembra uma baleia no meio do oceano.
Ao cair na água, o mergulhador descobre um verdadeiro santuário ecológico que abriga, além de uma enorme variedade de fauna e flora, o navio naufragado Moréia, a 25 metros de profundidade.
Queimada Grande
Localizada a 35 km de Itanhaém, a Ilha Queimada Grande é a ilha com maior concentração de cobras do território brasileiro, são cerca de 15 mil da espécie Jararaca-Ilhoa. Por esse motivo o desembarque na ilha é proibido.
Mas os seus arredores reservam muitas surpresas como uma infinidade de animais marinhos, entre eles barracudas, peixes-frade, peixes-voadores, arraias e tartarugas. A visibilidade é sempre boa e os mergulhadores também poderão encontrar dois naufrágios, bem próximos são o cargueiro Tocantins, que está quase na vertical e o navio mercante Rio Negro, onde se encontra apenas os destroços.
Agência Sea Way
Av. Goiás, 174 – Centro / São Caetano do Sul
Tel. (11) 4226-3004
e-mail: [email protected]
site: www.seawaynet.com.br
Passeios – Saídas para os dois points acontecem durante o ano inteiro e inclui acompanhamento de instrutores e Dive Masters da Sea Way, dois cilindros, lanche, refrigerante e água.
O aluguel do equipamento, por peça, custa R$18,00 por dia.
UBATUBA
Ilha Anchieta
A ilha é a segunda maior do estado de São Paulo e está localizada a apenas 500 metros do continente. Além da exuberante natureza, a ilha também é lembrada pelo presídio que existiu lá de 1908 a 1955, quando foi desativado e criado o Parque Estadual da Ilha Anchieta, que inclui também a Ilha das Palmas.
Um intenso trabalho de preservação iniciou na ilha ficando totalmente proibida a pesca e caça em toda sua extensão. Uma unidade do Projeto Tamar se instalou no local, a única do estado, para cuidar atentamente da preservação das tartarugas marinhas da ilha.
Os points para mergulho estão espalhados por toda ilha. A dica para quem procura aventura é o mergulho noturno no Ilhote do Sul, onde abundantes e variadas de fauna e flora marinha são encontradas entre eles corais cérebro, esponjas, algas, tartarugas, budiões, arraias-prego, garoupas, badejos e peixes coloridos.
A atração fica por conta da estátua em homenagem ao pesquisador Jacques Cousteau colocada a 10 metros de profundidade na Praia do Leste. Feita de concreto, ela tem 1,80 de altura e 380 kg.
Seachegue
Av. Praia da Enseada, 2016 – Praia da Enseada / Ubatuba
Tel. (12) 3842-1083
e-mail: [email protected]
site: www.seachegue.com.br
Passeio: A Ilha Anchieta possui diversos picos para mergulho. No passeio o mergulhador escolherá dois locais para mergulhar. O lanche está incluso.
Fonte: Terra
Mergulho no Litoral de SP
Mergulho é opção de lazer durante o ano todo no litoral de São Paulo
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano