Um grupo de especialistas encontrou no norte do México pegadas humanas de cerca de nove mil anos, provavelmente pertencentes aos primeiros povoadores da América, informou neste sábado o jornal Reforma.
“Uma equipe de especialistas do Museu do Deserto, entre eles o geólogo americano Martin Locklear, que há mais de 20 anos estuda pegadas fossilizadas de dinossauros no mundo, e o rastreador José López, encontrou 20 pegadas de crianças, adultos e aves, certificando-se que estas correspondiam ao final do Pleistoceno”, destacou a publicação.
As pegadas foram encontradas no estado de Coahuila (norte) sobre antigas camadas de lama que foram secas pelo vento e pelo sol, explicou ao jornal Arturo González, diretor do museu.
As pegadas evidenciam um passo firme, com trancos de 74 a 81 centímetros, de uma pessoa que habitou o vale quando o clima era outro e imperavam as grandes lagoas, continuou o especialista em biologia.
O tamanho dos pés destes povoadores da região, chamada de Quarto Ciénegas, mostra que se tratavam de pessoas altas, assegurou. O Vale do Quarto Ciénegas está localizado a 60 quilômetros da cidade de Monclova. Esta região é comparada às Ilhas Galápagos por suas espécies endêmicas, tanto vegetais como animais.
AFP
Encontradas pegadas humanas de 9 mil anos no México
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo