O premiê italiano, Sílvio Berlusconi, apresentou sua renúncia nesta terça-feira, três semanas após ter sido derrotado nas eleições parlamentares do país.
Ele entregou a carta de demissão ao presidente do país, Carlo Ciampi, após participar de uma cerimônia em homenagem a três soldados italianos mortos no Iraque na semana passada.
Ciampi pediu, no entanto, que Berlusconi fique no cargo até que Prodi seja formalmente empossado.
O mandato de Ciampi termina na próxima semana. O presidente italiano havia declarado que iria deixar para seu sucessor pedir ao líder da coligação de centro-esquerda, Romano Prodi, formar o novo governo.
Ele vem sofrendo pressão de instituições financeiras, entretanto, para tomar ele mesmo a medida.
Popularidade
O atual premiê havia contestado inicialmente o resultado das eleições, mas admitiu a derrota na semana passada.
Ao ficar cinco anos no poder, Berlusconi foi o primeiro-ministro que se manteve mais tempo no cargo da Itália nas últimas cinco décadas.
Sua popularidade caiu ao mesmo tempo em que a economia do país vem atravessando problemas, com o deficit público excedendo os limites impostos pela União Européia nos últimos dois anos.
Berlusconi, que aos 69 anos de idade é o homem mais rico da Itália, já declarou pretender liderar a oposição ao novo governo.
“Estaremos no Parlamento para formar uma oposição bastante rigorosa”, disse ele.
BBC Brasil
Berlusconi renuncia a cargo de premiê da Itália
O premiê italiano, Sílvio Berlusconi, apresentou sua renúncia nesta terça-feira, três semanas após ter sido derrotado nas eleições parlamentares do país
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo