A Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (Seed/MEC) promove, entre os dias 29 e 31 de maio, em Brasília, o Encontro Internacional dos Professores Formadores do Proformação. O evento vai reunir cerca de 150 professores entre técnicos envolvidos nas cooperações internacionais e equipes de professores formadores do programa de cada estado participante: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima e Sergipe.
Também participarão do encontro internacional os professores brasileiros que atuam no Timor Leste e uma equipe de professores da Guiné-Bissau. Segundo a coordenadora do programa, Luciane Andrade, o objetivo do encontro é discutir as experiências de implementação do Proformação nas diferentes realidades e capacitar os professores formadores para atuarem como multiplicadores em seus estados.
“Haverá minicursos ministrados por professores formadores do Timor Leste das diferentes áreas temáticas do programa (matemática e lógica; identidade, sociedade e cultura; vida e natureza; organização do trabalho pedagógico; linguagens e códigos; fundamentos da educação e língua estrangeira). Também serão oferecidos minicursos referentes à educação de jovens e adultos, arte-educação e educação indígena, além de palestras sobre literatura infantil e interatividade em sala de aula”, explicou a coordenadora Luciane Andrade.
A Coordenação Nacional do Proformação vai discutir, ainda, com os estados a experiência do programa e os desafios da tutoria no Timor Leste, o papel social da escola e os projetos educacionais brasileiros em outros países.
Cooperação – O Programa de Formação de Professores em Exercício, além de estar implementado em 12 estados brasileiros, também desenvolve cooperação técnica em dois países: Timor Leste e São Tomé e Príncipe. A Coordenação Nacional do Programa discute, ainda, ampliar a parceria com a Guiné-Bissau. (Assessoria de Imprensa da Seed)
Fonte: MEC