Mundo

Única lei feita sob medida foi cartão para idosos, diz Berlusconi

None

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, acusado pela centro-esquerda de ter legislado em função de seus interesses pessoais, disse hoje que a única lei que fez sob medida foi “o cartão ouro para os maiores de 70 anos”.

“A única e autêntica lei ”ad personam” que fiz foi o cartão ouro para os maiores de 70 anos, ou seja, a possibilidade de usar o transporte público e freqüentar teatros e cinemas gratuitamente”, afirmou ironicamente o chefe do Executivo. Em setembro, ele completa 70 anos.

Berlusconi foi, durante seus cinco anos de Governo, artífice de várias leis polêmicas. Entre elas, esteve a reforma do Judiciário que reduziu os prazos de prescrição, o que favoreceu um de seus colaboradores, ou a lei que impediu a apelação por parte de promotores, que favoreceu o próprio político.

Dono do poderoso grupo de televisão Mediaset, Berlusconi também promoveu uma nova legislação para a indústria da comunicação. Às vésperas da eleição parlamentar, renovou a lei eleitoral que, paradoxalmente, o prejudicou no último pleito.

“Il Cavaliere”, que ontem apresentou sua renúncia após a derrota nas eleições gerais, continua no poder interinamente até a formação do novo Governo. Ele deu as declarações em um comício de seu partido, o Forza Itália, em Milão.

Berlusconi reiterou ainda que se sente “vencedor moral” das eleições gerais. Romano Prodi teve vantagem de apenas 25 mil votos.


EFE

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Trump assina ordem para rebatizar Golfo do México para ‘Golfo da América’

2

Mundo

Trump pode impactar eleições de 2026, dizem 44% dos brasileiros; 51% veem dificuldades para Lula

3

Mundo

Posse de Trump: Bolsonaro diz que filho o representa e Michelle “não trata desses assuntos”

4

Mundo

Sem Lula e Bolsonaro, posse de Trump terá presença de deputado paraibano e mais 20 políticos brasileiros

5

Mundo

Mais forte, Trump retorna hoje à presidência dos EUA e promete nova ordem global; saiba como será a posse