Por determinação do governador Cássio Cunha Lima, o secretário de Estado da Infra-Estrutura, Francisco Evangelista de Freitas, solicitou ao engenheiro Hypólito Militão, secretário-executivo da Pasta, para fazer a supervisão nas obras da Barragem Capivara, que está sendo construída no município de Uiraúna, a 464 quilômetros do centro da Capital paraibana.
A Barragem de Capivara vai beneficiar os municípios de Uiraúna, Vieirópolis, São João do Rio do Peixe, Poço José de Moura, Bernardino Batista e Triunfo. A construção da barragem foi iniciada em janeiro de 2002 e, a exemplo de outras obras, foi paralisada em agosto do mesmo ano pela administração anterior.
Após entendimentos com o Ministério da Integração Nacional, o governador Cássio Cunha Lima determinou o reinicio das obras em fevereiro de 2005 e com o intenso trabalho que está sendo realizado a barragem já possui 5 milhões de m3 de água. A capacidade máxima de volume acumulado é de 37.549.827 metros cúbicos. A inauguração está prevista para junho deste ano, já que a construção está em ritmo acelerado, com noventa por cento dos trabalhos concluídos. Apesar das chuvas que vêm caindo no Estado, o cronograma da obra está sendo cumprido rigorosamente.
Segundo o secretário Francisco Evangelista, o projeto da Barragem de Capivara está orçado em 30 milhões de reais. A obra faz parte do aproveitamento hídrico da bacia do Rio do Peixe, de fundamental importância para a região do semi-árido paraibano. Quando estiver em pleno funcionamento, a barragem permitirá o abastecimento da cidade de Uiraúna e de circunvizinhas como também a irrigação de 540 hectares, à jusante da barragem, podendo ainda ser feito o desenvolvimento da piscicultura que proporcionará novas fontes de proteínas, emprego e renda para a população local.
Fonte: Secom PB