O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Centrac), coordenado pela primeira dama do Estado, Silvia Cunha Lima, fez a entrega de um computador a mais um jovem que se desliga do Programa Adolescente Trabalhador. A solenidade foi na manhã dessa terça-feira (02), no Escritório de Representação do Governo, em Campina Grande.
O Programa, também chamado pelo Centrac de “Jovem Aprendiz” consiste em encaminhar adolescentes de 14 a 16 anos de idade, para trabalharem em agências do Banco do Brasil, parceiro no projeto, que solicita a mão de obra jovem.
O Centro de Apoio à Criança, por sua vez, procura a escola estadual mais próxima da agencia do BB, onde recebe do diretor a indicação dos estudantes que atendem ao perfil estabelecido pelos órgãos parceiros. Para serem escolhidos, os alunos devem apresentar notas maior ou igual a 8,0, renda percapita familiar até meio salário mínimo, freqüência assídua às aulas e idade entre 14 e 16 anos. Após dois anos, o jovem aprendiz é afastado do projeto, mas sai premiado com um computador.
De acordo com a assessora técnica do Centrac, Gerlane Espínola, o Programa obedece rigidamente a todos as normas do Código de Leis Trabalhistas (CLT), da Lei de Aprendizagem e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de oferecer vários benefícios aos estudantes. “Eles têm a carteira de trabalho assinada, acesso a Plano de Saúde, além de vales-transportes e vale-refeição”, assegurou Gerlane.
O estudante Hosmany Barros dos Santos Filho, que recebeu o computador da coordenadora Silvia Cunha Lima, disse que o Programa é uma oportunidade rara de se preparar para o primeiro emprego, além de oferecer formas de reforçar conhecimentos. “Durante a semana, trabalhamos com atividades bancárias e aprofundamos a prática na computação. Já nos sábados, temos aulas de língua portuguesa, matemática, gestão e cidadania, ministradas na Escola Estadual Sólon de Lucena”, disse.
O programa Adolescente Trabalhador tem como maior parceiro o Banco do Brasil e conta com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Educação, da Delegacia Regional do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho. Hosmany é o 11º jovem presenteado com um computador, entregue pela coordenadora Silvia Cunha Lima, resumiu o significado do reconhecimento. “Isso é fruto do seu talento e dedicação na escola”.
Fonte: Secom PB