United 93, o primeiro filme de Hollywood a lidar com os acontecimentos de 11 de setembro de 2001, ficou em segundo lugar nas bilheterias do fim de semana na América do Norte, com uma respeitável venda de ingressos de US$ 11,6 milhões, de acordo com estimativas do estúdio.
A nova comédia de Robin Williams, RV, ficou com o primeiro lugar, vendendo cerca de US$ 16,4 milhões em ingressos nos três dias começando na sexta-feira, enquanto o drama sobre uma ginasta adolescente Stick It estreou em terceiro lugar, com US$ 11,3 milhões.
Outra estréia do final de semana que ficou entre os 10 primeiros da lista de melhor bilheteria foi Akeelah and the Bee, que ficou em oitavo lugar com apenas US$ 6,3 milhões.
United 93, orçado em apenas US$ 15 milhões e filmado com um elenco de atores relativamente desconhecidos na Grã-Bretanha, longe das luzes da mídia dos EUA, o lançamento da Universal Pictures foi dirigido pelo cineasta britânico Paul Green Grass, que rodou em 2004 o sucesso A Supremacia Bourne, com Matt Damon.
O filme estreou na terça-feira no Festival de Cinema de Tribeca, em Nova York, e obteve críticas elogiosas. Mas o tema áspero tornou difícil uma previsão sobre como o filme se sairia na estréia e havia notícias de pesquisas pré-lançamento indicando que as mulheres tinham pouco interesse no longa. Na estréia, as mulheres superaram por pouco os homens, constituindo 52% dos espectadores, de acordo com pesquisas.
“Acho que os americanos falaram alto e claro, eles estão prontos para um filme como esse”, disse Nikki Rocco, presidente da distribuição doméstica da Universal.
Rocco disse que o estúdio não tinha expectativas com relação ao desempenho do filme nas bilheterias. “Não era o primeiro e mais importante aspecto na produção do filme”, afirmou ela. O longa, entretanto, atraiu um público mais velho, com as pesquisas feitas na saída do cinema mostrando 71% dele acima dos 30 anos.
Reuters
Filme sobre 11 de setembro estréia em segundo lugar nos EUA
United 93, o primeiro filme de Hollywood a lidar com os acontecimentos de 11 de setembro de 2001, obteve uma respeitável marca de US$ 11,6 milhões em ingressos
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