Com o plenário esvaziado, a Câmara dos Deputados absolveu nesta quarta-feira o deputado Josias Gomes (PT-BA) do processo de cassação por quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado de receber R$ 100 mil do esquema do “valerioduto”.
Ele foi absolvido com 228 votos favoráveis à cassação, 190 contrários, 19 abstenções, 5 em branco e 1 nulo. São necessários 257 votos para cassar um mandato.
Josias Gomes foi o 10º acusado de envolvimento com o “mensalão” a ser absolvido pelo plenário. Dos 19 acusados de envolvimento com o “mensalão”, quatro renunciaram para escapar da cassação e apenas três foram cassados –Roberto Jefferson (PTB-RJ), José Dirceu (PT-SP) e Pedro Corrêa (PP-PE).
Os deputados de oposição alegaram que Josias Gomes escapou da cassação porque o plenário estava esvaziado. No início da sessão, apenas 280 parlamentares estavam presentes.
Para realizar a sessão, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), esperou o plenário ficar cheio para dar início à votação.
Como na votação do processo contra José Mentor (PT-SP), deputados do PSOL, PV e PSB mostraram o voto em protesto pela fim do voto sigiloso.
Josias Gomes alegou, em sua defesa, que usou os recursos para pagar dívidas da campanha de 2002.
Folha Online
Plenário da Câmara absolve Josias Gomes
Com o plenário esvaziado, a Câmara dos Deputados absolveu nesta quarta-feira o deputado Josias Gomes
Política
Política
Política
Política
Política