Paraíba

PMJP apresenta bilhetagem eletrônica nesta quinta-feira

O modelo de gestão permitirá o monitoramento de toda a frota de ônibus por meio de satélite utilizando a tecnologia GPS

O novo modelo de gestão do sistema de transporte coletivo de João Pessoa e a bilhetagem eletrônica estão sendo apresentados pelo Governo Municipal desde às 8h desta quinta-feira, 4 à imprensa, no Hotel Caiçara, no bairro de Tambaú. O modelo de gestão permitirá o monitoramento de toda a frota de ônibus por meio de satélite utilizando a tecnologia GPS (Sistema de Posicionamento Global), por parte do órgão gestor, eliminando os problemas de desvios de itinerário, ‘queima’ de paradas de ônibus e atraso nas viagens. Isso vai melhorar a qualidade de serviço à população. Já a bilhetagem eletrônica irá substituir os passes estudantis e vales-transporte por um cartão magnético com créditos equivalentes às passagens nos coletivos urbanos.

O titular da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) da Capital, Deusdete Queiroga, ressaltou a importância da implantação do novo modelo de gestão e do sistema de bilhetagem eletrônica. Ele enfatizou ainda que a partir dessa iniciativa, a Prefeitura passa a ter um maior controle sobre todo o sistema de transporte público, trazendo inúmeros benefícios à população.

“A bilhetagem eletrônica é uma alternativa para a modernização do setor, que fará o controle em 100% da demanda (quantidade de passageiros) e da oferta (quantidade de ônibus), como também reduzirá os custos operacionais. A medida vai significar também mais segurança nos ônibus, já que os cobradores terão uma quantia pequena em caixa com a adoção dos cartões. Outro benefício será a maior rapidez no embarque e desembarque dos usuários”, enfatizou o superintendente.

A experiência com a bilhetagem eletrônica é bem sucedida em cidades de grande e médio porte do País. Londrina, Florianópolis, Belo Horizonte e Recife já estão operando o transporte coletivo completamente com cartões. Para o diretor de Transporte da STTrans, Adalberto Araújo, a grande mudança no sistema público será a implantação do modelo de gestão do setor, que irá colocar João Pessoa como pioneira nesse particular.

No evento, os dois sistemas serão apresentados à imprensa por Adalberto Araújo com a palestra ‘Novo Modelo de Gestão dos Transportes Públicos e Bilhetagem Eletrônica’, mostrando as vantagens sociais e técnicas, além de mais informações operacionais para os usuários e operadores.

O evento conta com a presença do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), mais jornalistas, entidades estudantis, representantes de portadores de deficiência, órgãos ligados ao transporte e trânsito, além de empresários dos transportes coletivos.

Secom-JP

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Jovem é preso suspeito de tráfico de drogas e polícia apreende estoque de skunk, balança e relógios no Valentina

2

Paraíba

Governador modifica estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Humano e cria divisão para atenção à pessoa com deficiência

3

Paraíba

Companhia Municipal de Dança de João Pessoa está com inscrições abertas para curso de balé em Mangabeira, anuncia Marcus Alves

4

Paraíba

Polícia captura três integrantes da “gangue da marcha à ré” em João Pessoa

5

Paraíba

Manifestantes bloqueiam pelo 2º dia trecho da PB 085 em Pirpirituba, que está com obras paradas há quase um ano