Mundo

Família pede permissão para cometer eutanásia

None

Uma família da cidade de Mumbai pediu ao Tribunal Supremo da Índia permissão para que seus quatro membros cometam eutanásia, informou nesta terça-feira a rede de televisão local NDTV.

Mukhtar Ahmed Shaik, que sofre de asma crônica, sua mulher, Sufiya Banoo, que tem um câncer uterino, e seus dois filhos, Khurshida, 30 anos, e Mehfooz, 26 anos, que têm distrofia muscular, pediram à Corte Suprema que os deixem morrer.

Todos eles vivem em um barraco de nove metros quadrados no distrito de Dharavi, o maior bairro de toda a Ásia, situada na cidade de Mumbai (costa ocidental da Índia), com salário de cerca de US$ 50 que Mukhtar recebe prestando serviços para uma empresa privada.

A doença dos dois filhos, que começou há dez anos, é degenerativa e incurável, e atualmente estes não conseguem fazer praticamente nada sozinhos e precisam de atenção constante.

“O simples fato de levar meus filhos de casa para o hospital custa cerca de US$ 10 cada vez”, disse Mukhtar, afirmando não agüentar mais a grave crise financeira que sofre.

Segundo o chefe de família indiano, “os médicos do hospital se renderam, mas isso não impede que leve meus filhos periodicamente, fazendo uma despesa que não posso assumir. Pedi ajuda a várias organizações, mas tudo foi em vão”.

“Nestas circunstâncias, não resta outro remédio senão suplicar ao tribunal”, acrescenta. Os médicos afirmam que não podem curar seus filhos e que a única coisa que podem fazer é aplicar um tratamento sintomático com exercícios para movimentarem os músculos que ainda não foram afetados.

“Não tenho como viver neste mundo, portanto, por favor, me ajudem com a assistência médica ou me permitam morrer, por misericórdia”, disse Mukhtar.

Ele também enviou cartas ao primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, e ao presidente do país, Abdul Kalam, pedindo autorização para a eutanásia. No entanto, essa medida não é permitida na Índia, onde o caso de Mukhtar voltou a abrir o debate social sobre a conveniência de sua legalização.


EFE

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Papa Francisco está ‘de bom humor’ e se alimenta ‘normalmente’, diz Vaticano

2

Mundo

Papa Francisco teve noite tranquila e de repouso, diz Vaticano

3

Mundo

Papa Francisco ainda não está fora de perigo, diz médico

4

Mundo

Israel recebe últimos 6 reféns vivos previstos na primeira fase do cessar-fogo

5

Mundo

Teto de shopping desaba e deixa 3 mortos e mais de 70 feridos no Peru