Cotidiano

Universidades adotam Enem para seleção de alunos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) estima que uma em cada quatro instituições de ensino superior deve aceitar o Exame Nacional

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) estima que uma em cada quatro instituições de ensino superior deve aceitar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano no processo de seleção de candidatos. Segundo o Inep, órgão responsável pela avaliação, o número corresponde a mais de 500 universidades de 25 estados e do Distrito Federal, das quais 54 públicas. O número é maior do que o do ano passado, quando 470 instituições aceitaram o Enem como forma de ingresso alternativa ou complementar ao vestibular.

Segundo o coordenador do exame, Dorivan Gomes, a aceitação do Enem pelas universidades é voluntária, já que as instituições de ensino superior são autônomas para escolher a melhor forma de selecionar seus alunos. Dorivan destaca, ainda, a importância do exame, já que a prova é aplicada em 800 municípios no mesmo dia e horário. “Seria bom se toda instituição utilizasse o Enem como forma de ingresso nos seus cursos, não para substituir o vestibular, mas pelo menos como uma primeira etapa”, disse Gomes. “A participação democrática do Enem é muito maior do que um vestibular regional, mas não temos a proposta de substituí-lo.”

O Enem está com inscrições abertas até o dia 2 de junho. A prova está marcada para 27 de agosto. Criado há nove anos, o exame avalia o conhecimento adquirido ao longo dos estudos pelos alunos da última série do ensino médio de escolas públicas e privadas, mas pode ser realizado, também, por aqueles que já concluíram esse nível de ensino (egressos). Em 2005, inscreveram-se mais de três milhões de estudantes, e 2,2 milhões fizeram a prova.

Além de servir como forma de acesso a mais de 500 instituições, o Enem também é obrigatório para os alunos que quiserem concorrer no Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo a estudantes carentes em instituições particulares.


Fonte: MEC

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

TCE-PB determina bloqueio das contas bancárias de 12 prefeituras e 5 câmaras por atraso no envio de balancetes mensais

2

Cotidiano

Mais de 6.500 habitações populares estão em execução na Paraíba, revela Deusdete Queiroga

3

Cotidiano

João Pessoa registra aumento de 7% nos voos durante o Carnaval, com quase 33 mil assentos disponíveis

4

Cotidiano

Amazon facilita sua preparação para o Carnaval com 20% OFF em itens essenciais para a folia

5

Cotidiano

TCE dá 20 dias ao prefeito de Aparecida para explicar aumento de 86% nas despesa com combustíveis e lubrificantes e outras irregularidades