Mais de seis mil candidatos se inscreveram para concorrer ao primeiro vestibular da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que vai oferecer 30 cursos em 10 cidades gaúchas. Neste primeiro vestibular, serão ofertadas 1,5 mil vagas nas áreas de engenharia, educação, comunicação, ciências e letras, ciências agrárias e ciências da saúde. As provas estão marcadas para os dias 17 e 18 de junho.
No total, foram inscritos 6.482 estudantes, uma média de 4,3 candidatos por vaga. Segundo o coordenador da Unipampa e professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Evaldo Rodrigues Soares, a quantidade de inscritos demonstra a importância de uma nova universidade na região. “Os campi ainda estão sendo construídos, mas os alunos confiam na credibilidade das duas instituições que estão coordenando a criação na universidade”, disse. Evaldo ressaltou também que o aporte de candidatos foi bastante positivo por este ser o primeiro concurso da instituição.
A Unipampa funcionará em dez campi, nos municípios gaúchos de Bagé, Jaguarão, São Gabriel, Santana do Livramento, Uruguaiana, São Borja, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui e Alegrete. Inicialmente, as universidades federais de Santa Maria (UFSM) e de Pelotas (UFPel) cuidarão da coordenação de cinco campi cada uma. A meta é oferecer 12,8 mil vagas até 2008, quando a implantação da universidade deve estar concluída.
A Universidade Federal do Pampa faz parte do plano de expansão do ensino superior do Ministério da Educação, que tem como objetivo ampliar a oferta de cursos das instituições federais no interior do país.
Fonte: MEC
Unipampa recebe mais de seis mil inscrições
Mais de seis mil candidatos se inscreveram para concorrer ao primeiro vestibular da Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano