O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, prometeu hoje – pela segunda vez neste fim de semana – que continuará apoiando o novo Governo no Iraque, por considerar que esse país será “um importante aliado” na luta contra o terrorismo.
Após voltar à Casa Branca de uma missa dominical, Bush fez breves declarações sobre a formação do novo Governo de unidade no Iraque, o que descreveu como “um novo dia para milhões de iraquianos que querem viver em paz”.
Após afirmar que a formação de um Governo de unidade abre um novo capítulo na relação entre os EUA e o Iraque, Bush disse que seu país “continuará ajudando os iraquianos na formação de um país livre”.
Bush disse que falou hoje com o presidente, o primeiro-ministro e o presidente do Parlamento do Iraque, para reafirmar seu apoio, porque entende “plenamente que um Iraque livre será um importante aliado na guerra contra o terror, uma derrota devastadora para os terroristas e a Al Qaeda, e será um exemplo para os outros na região que querem ser livres”.
Em suas declarações, semelhantes às feitas no sábado, o presidente americano não mencionou quando as tropas dos EUA sairão do Iraque, agora que esse país árabe se encaminha para a transição democrática, uma das condições definidas por Washington.
Os Estados Unidos se negaram a definir uma data para a retirada de suas tropas, e sempre disse que estas permanecerão no Iraque até que os iraquianos possam assumir por conta própria as tarefas de defesa e segurança.
Bush também não falou sobre os três atentados cometidos hoje em Bagdá, que deixaram pelo menos doze mortos e 60 feridos.
EFE
Bush promete continuar apoio a novo Governo iraquiano
None
Política
Política
Política
Política
Política