Política

Sanguessugas: ex-prefeito acusa deputado de controlar esquema

O nome do deputado chegou a ser citado nas investigações da Polícia Federal que deram origem à Operação Sanguessuga

O ex-prefeito de Cerejeiras (RO), José Eugênio de Souza, acusa o deputado federal Nilton Capixaba (PTB)de gerenciar a comercialização de ambulâncias superfaturadas no Estado. O nome do deputado chegou a ser citado nas investigações da Polícia Federal que deram origem à Operação Sanguessuga.

Em entrevista ao Fantástico, o ex-prefeito afirmou que a empresa Klass Comércio e Representação Ltda. vendia os veículos para todas as cidades do Estado com a ajuda do parlamentar. “Essa empresa, através do deputado Nilton Capixaba, vendeu ambulância para todos os municípios do Estado de Rondônia”, afirmou.

A empresa em questão pertence a Darci José Vedoin e Cléia Maria Trevisan Vedoin. Ele são também donos da principal empresa do esquema desmontado pela Operação Sanguessuga, a Planam.

“O deputado Nilton Capixaba falou: ‘Eu vou colocar uma emenda para você de uma ambulância semi-UTI'”, revelou o ex-prefeito. Foi justamente uma emenda apresentada pelo deputado Nilton Capixaba que abriu caminho para a compra superfaturada. Após a apresentação, a prefeitura abriu licitação para a compra do veículo.

Mas, segundo o delegado que comanda a Operação Sanguessuga, Tardelli Boaventura, o processo de licitação é controlado pelo próprio dono da Klass, o empresário Darci Vedoin. “Segundo o que foi apurado, as três empresas que participavam das licitações eram aquelas controladas pela organização criminosa”, afirmou Boaventura.

A ambulância foi vendida por R$ 84 mil e paga com dinheiro proveniente de convênio firmado pelo município com o Ministério da Saúde. O veículo porém, tinha documentos irregulares e o pagamento demorou para ser efetuado.

“O deputado Nilton Capixaba ligava lá no meu gabinete, na prefeitura, dizendo: ‘Prefeito, o senhor precisa pagar a ambulância, porque a empresa precisa receber a ambulância'”, revela o ex-prefeito.

Após a regularização, o dinheiro foi entregue ao assessor e cunhado de Capixaba, Edimilson Martins Gomes, que tem procuração para representar a empresa Klass.

Resposta

O deputado Nilton Capixada nega ser sócio de qualquer revendedora ou ter empresas em Rondônia. Ele afirmou ainda que “nessas emendas na saúde, todos os parlamentares colocaram ambulância no Estado de Rondônia.”

Redação Terra

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Governo Lula quer mudar atribuições da PRF e torná-la uma “PM nacional”, diz ministro Ricardo Lewandowski

2

Política

Wilson Filho cita importância do transporte gratuito para estudantes: “tem prova do Enem em 55 cidades e em 168 tem que haver deslocamento”

3

Política

Governador cria zona de exclusão e silêncio na área do radiotelescópio Bingo; veja como vai funcionar

4

Política

Tribunal de Justiça recebe denúncia contra prefeito de Itabaiana por criar novos cargos públicos durante a pandemia de Covid-19

5

Política

Mobilidade: ponte entre o HU e o Altiplano será entregue em março, diz governador João Azevêdo