O porta-voz do Governo iraniano, Gholam Hossein Elham, disse hoje que o direito de seu país a desenvolver e obter energia nuclear para uso civil é inegociável, segundo a agência oficial “Irna”.
“Inclusive sob o Tratado de Não-Proliferação (TNP), o direito a enriquecer urânio é inegociável”, disse Elham em sua entrevista coletiva semanal na capital iraniana.
O porta-voz governamental insistiu que o programa nuclear de seu país tem fins exclusivamente pacíficos e que Teerã apóia a idéia de livrar o mundo de armamentos nucleares.
Apesar disso, “o Irã considera que o acesso à tecnologia nuclear pacífica é um direito irrefutável e irreversível da nação”, relatou Elham.
“Teerã está disposto a qualquer cooperação ou negociação em prol do desarmamento nuclear global”, acrescentou.
Além disso, o porta-voz iraniano pediu aos representantes dos cinco membros permanente do Conselho de Segurança da ONU e da Alemanha, que se reunirão nesta quarta-feira em Londres, que “levem em consideração os direitos legítimos do Irã no campo nuclear” quando adotarem uma decisão sobre o contencioso relacionado ao programa atômico de Teerã.
Elham afirmou que toda a população iraniana pede pela obtenção de energia nuclear para uso civil e que, portanto, o Governo iraniano deve atender a essa demanda, acrescentou a fonte.
EFE
Acesso à tecnologia nuclear é inegociável, diz porta-voz iraniano
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo