O papa Bento XVI pediu nesta segunda-feira às freiras e aos padres de todo o mundo que sejam “castos e sóbrios” e evitem “o aburguesamento e a mentalidade consumista”.
O pedido do Papa foi feito aos superiores e superioras gerais dos institutos de Vida Consagrada e sociedades de Vida Apostólica que foram recebidos no Vaticano para uma audiência especial.
“Para pertencer totalmente ao Senhor as pessoas consagradas devem manter um estilo de vida casto” assim como “renunciar à necessidade de aparentar” e manter “um estilo de vida sóbrio e modesto”, afirmou o Papa em sua mensagem.
Bento XVI denunciou “a cultura secularizada que penetrou na mente e no coração de muitos consagrados, que a entendem como uma forma de acesso à modernidade e de aproximação com o mundo contemporâneo”, disse.
O Papa teme também que os religiosos estejam afetados “pela insídia da mediocridade, do aburguesamento e da mentalidade consumista”.
“São necessárias decisões corajosas, tanto pessoais como comuns, que envolvam uma nova disciplina na vida das pessoas consagradas e as levem a descobrir a dimensão totalizante da ”sequela Christi” (seguimento de Cristo)”, acrescentou.
Para o pontífice “os consagrados e consagradas” não devem “se conformar com a mentalidade deste século, e sim se transformar e renovar continuamente o próprio compromisso, para poder discernir a vontade de Deus”, concluiu.
AFP
Bento XVI pede que freiras e padres sejam “castos e sóbrios”
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo