Quintas Musicais

Orquestra Sinfônica será regida pelo maestro canadense Paolo Bellomia

None

O regente convidado Paolo Bellomia do Canadá regerá pela primeira vez a Orquestra Sinfônica da Paraíba no concerto marcado para o dia 25 de maio. A apresentação que faz parte do projeto Quintas Musicais da OSPB vai acontecer às 21h, no Cine Bangüê. Este concerto integra a programação do Festival MPB-Sesc Todas as Tribos, uma vez que a OSPB será homenageada este ano durante o Festival. A sinfônica tocará: Concerto para violino, op.63 de Sergei Prokofiev; Jogos de C. Debussy, O Canto do Rouxinol de Igor Stravinsky, e Lee Solliel de Gilles Tretmblay. O violinista paraibano e spalla da Ospb, Rucker Bezerra, será o solista neste concerto. A entrada é franca.

O regente Paolo Bellomia estudou piano, composição e regência orquestral. Na universidade de Montreal obteve duplo mestrado em composição e teoria e um doutorado em regência. É ganhador de várias bolsas de Organismos como o Quebec Excellence Grants, The Canadá Arts Council e Do Conselho de Artes e Letras do Quebec. Participou de vários máster classes na Europa e Estados Unidos com renomados professores como Carlo Maria Giulini, Harold Farberman, Jiri Belolaveck e Kirk Trevor.

Atualmente é diretor artístico Essemble Fusions de Musica Contemporânea e da Orquestra Sinfônica Leonardo Da Vinci, ambas do Canadá. É diretor do Programa de pós-graduação em Regência Orquestral da Universidade de Montreal onde prepara um tratado de regência baseado na técnica de Pierre Boulez e que abrangera músicas do período pós romântico e do século XX.

Rucker Bezerra de Queiroz é natural de João Pessoa, iniciou seus estudos de violino em 1985. Continuou seus estudos até a conclusão do curso superior. Rucker é bacharel em violino pela UFPB e mestre pela UNICAMP-SP.

Em 1989 esteve na Itália e obteve nota máxima no exame de admissão do Conservatório Arrigo Boito de Parma. Em 1991 foi vencedor do XI Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil em Piracicaba-SP, quando atuou como solista da Orquestra Sinfônica daquela cidade. Em 1993, a convite da Universidade do Amazonas transfere-se para Manaus como professor da referida instituição.

Em 1995, nos Estados Unidos, apresentou o recital “Música Brasileira para violino e piano” com o pianista Timothy Lindelman durante o Eastern Music Festival. Em 1996 venceu o II Prêmio Paraíba de Música e foi considerado o melhor intérprete de música brasileira, o que lhe valeu o prêmio “Ibirapitanga” 1996.

Rucker Bezerra é regularmente convidado a participar de diversos festivais como intérprete ou professor. Como solista ou spalla, já atuou com regentes como Eleazar de Carvalho, Elena Herrera, Antônio Del Claro, Per Brevig, Ernst Mahle, Carlos Veiga, Osman Gioia, Osvaldo D’Amore, dentre outros.

Em 2002 fundou o Quinteto Uirapuru, um dos conjuntos de câmera que mais vem crescendo e se apresentando em todas as regiões do Brasil. O grupo vem alcançando êxito de público e crítica com vários trabalhos inovadores como música original para ballet e a inédita formação de sanfona e quinteto de cordas contida no CD “Sivuca e Quinteto Uirapuru” lançado em junho de 2004 pela gravadora Kuarup do Rio de Janeiro. Esse trabalho foi indicado a quatro prêmios TIM de categoria de música instrumental, saindo vencedor na categoria “melhor arranjo”.

Paralelamente, Rucker Bezerra vem se destacando como compositor e arranjador. Seu mais recente trabalho foi à composição da trilha sonora do Ballet “LUZ”, espetáculo mais aplaudido no festival nacional de artes “Centro em Cena 2004” e que vem sendo apresentado em diversas cidades brasileiras.

Atualmente é professor de violino da UFRN e Spalla da Orquestra Sinfônica da Paraíba graças ao convênio celebrado entre o Governo do Estado da Paraíba e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Fonte: Secom PB

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Lei proíbe suspensão do fornecimento de água, gás e energia em instituições para idosos, abrigos e centros de recuperação na Paraíba

2

Paraíba

Ex-candidato a prefeito de Cajazeiras, Pablo Leitão é nomeado diretor do Hospital Regional do município

3

Paraíba

Adriano Galdino promulga lei que prevê vagas prioritárias para pessoas com deficiência em hotéis e pousadas na Paraíba

4

Paraíba

João Azevêdo nomeia André Ribeiro para Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior

5

Paraíba

Marcha Para Jesus em João Pessoa terá comboio de motociclistas e grupo de tambores; confira programação