Política

STF mantém depoimento de Delúbio Soares na CPI dos Bingos nesta terça

O ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) Delúbio Soares deve depor nesta terça-feira, às 11h na CPI dos Bingos

O ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) Delúbio Soares deve depor nesta terça-feira, às 11h, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos. O pedido de Habeas Corpus (HC 88826) em favor de Delúbio foi indeferido pelo ministro Marco Aurélio.

A defesa pedia que o ex-dirigente petista não fosse obrigado a comparecer ao depoimento ou que lhe fosse garantido o direito de não falar sobre assuntos que extrapolassem o objeto da Comissão.

O ministro Marco Aurélio afirmou não haver como assegurar ao paciente [Delúbio], em decisão precária e monocrática, o não comparecimento à CPI dos Bingos. Sustentou que os cidadãos em geral devem colaborar com as autoridades constituídas na elucidação dos fatos e que deve ser preservada a independência da Comissão no que se refere à matéria sobre a qual possa, ou não, ser inquirido o depoente.

O ministro salientou que não se pode presumir que há “violências a serem perpetradas pela Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos” e que as reiteradas decisões do Supremo, em episódios anteriores, “direcionam a concluir que não risco maior a justificar decisão judicial visando a garantir a presença dos advogados do paciente e, até mesmo, o direito deste último de permanecer em silêncio”.

STF

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz são condenados por assassinar Marielle e Anderson

2

Política

Governo Lula quer mudar atribuições da PRF e torná-la uma “PM nacional”, diz ministro Ricardo Lewandowski

3

Política

Wilson Filho cita importância do transporte gratuito para estudantes: “tem prova do Enem em 55 cidades e em 168 tem que haver deslocamento”

4

Política

Governador cria zona de exclusão e silêncio na área do radiotelescópio Bingo; veja como vai funcionar

5

Política

Tribunal de Justiça recebe denúncia contra prefeito de Itabaiana por criar novos cargos públicos durante a pandemia de Covid-19