A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) representará o Ministério da Educação com um estande na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Globaltech), que começa hoje e prossegue até o dia 28 próximo, no Centro de Exposições da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. A Globaltech reúne expositores de todo o Brasil, envolvidos com a área de ciência e tecnologia.
Expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica será o tema do estande da Setec, que promoverá a divulgação da expansão da rede e os projetos desenvolvidos por alunos e professores. Os visitantes receberão, gratuitamente, folders e publicações da Setec, que também apresentará os Cadernos Temáticos da Educação Profissional, coletânea de projetos da rede federal de EPT.
Projetos – Os alunos do Cefet de Pelotas apresentarão um aparelho medidor da alvura do arroz, que foi construído nas aulas práticas do curso técnico de eletrônica. O aparelho poderá ser utilizado por pequenos produtores e industriais sem condição financeira de adquirir um, que custa US$ 5 mil no mercado internacional.
Outro projeto criado por alunos e professores do Cefet de Pelotas é o gerador eólico, que produz energia elétrica através da força do vento, fonte inesgotável e gratuita.
O projeto apresentado pelo Cefet Química, do Rio de Janeiro, é resultado de um trabalho de pesquisa e teve como principal objetivo analisar o grau de mercúrio presente no amálgama dentário e como isso pode afetar a saúde de dentistas e seus assistentes.
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná apresentará na feira um sistema de pulverização via satélite. Já a Escola Agrotécnica Federal de Machado (MG) irá expor um tipo de café produzido através de pesquisa para melhoria do produto, com destaque para a cafeicultura orgânica.
Mais informações sobre a feira estão disponíveis na página eletrônica da Globaltech.
Fonte: MEC
MEC mostra seus projetos em feira de ciência e tecnologia
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) representará o Ministério da Educação com um estande na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Glo
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano