Cotidiano

Maior isenção na Fuvest não amplia ingresso de alunos de baixa renda

None

No último vestibular, nº de isentos cresceu 12%, mas o de aprovados se manteve

No último vestibular da Fuvest, quantidade não significou qualidade: enquanto o número de candidatos isentos da taxa de inscrição aumentou 12%, esses alunos permaneceram no patamar de 6% do total de aprovados. Em números absolutos, foram convocados 950 dos estudantes beneficiados.

As isenções são dadas a candidatos de baixa renda, em geral, provenientes das escolas públicas. O benefício vem sendo uma das principais medidas para promover inclusão social na USP, cujo processo seletivo é aplicado pela Fuvest.

Hoje, a universidade vota um projeto específico sobre o tema, que inclui até bônus para estudantes da rede pública.

“Tudo indica que esses novos candidatos isentos não estão preparados para o exame”, afirmou Roberto Costa, um dos coordenadores da prova.

No último processo seletivo, 47 mil dos 170 mil candidatos inscritos fizeram o exame com isenção da taxa. Em 2005, foram 39,5 mil beneficiados. O número de vagas oferecidas aumentou 3% no mesmo período.

Apesar do crescimento no número de isentos, sobraram 18 mil benefícios. A taxa custava R$ 105, incluindo o manual do candidato. Devido a essa diferença, a Fuvest decidiu manter, sem ampliar, o número de isenções para o próximo exame, para ingresso em 2007.

Os critérios para os candidatos obterem a isenção ainda não foram divulgados.

O coordenador da ONG Educafro, frei David Santos, diz que não houve melhora no desempenho dos isentos pois a Fuvest tornou “propositadamente” mais difícil a última prova.

“Fico me perguntando se não há uma máfia com os cursinhos particulares, que exploram comercialmente os índices de aprovação”, disse Santos.

O coordenador do MSU (Movimento dos Sem Universidade), Sérgio Custódio, concorda que o nível do vestibular dificulta o acesso de candidatos de baixa renda. A Fuvest afirma que a oscilação na dificuldade no exame não é proposital [Folha de S.Paulo]

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Poda de árvores deixa trânsito lento na BR-230 e interdita alça da Beira-Rio

2

Cotidiano

Cabos são reconectados em estação da Cagepa e abastecimento de água começa a ser normalizado em João Pessoa, Cabedelo e Conde

3

Cotidiano

Prática de exercícios físicos regulares ajuda a prevenir doenças emocionais

4

Cotidiano

Cagepa anuncia que água deve voltar às torneiras a partir de amanhã em Conde, Cabedelo e João Pessoa

5

Cotidiano

Protesto interdita, de novo, trechos da PB-073 e PB-085 no Brejo