A Polícia Federal prendeu hoje um assessor parlamentar durante a “Operação Castores”, que procura desmontar uma quadrilha acusada de envolvimento em fraudes contra sistemas de licitações das empresas do setor elétrico Itaipu Binacional, Furnas, Eletrosul e Eletronorte. A operação cumpre 22 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão.
Em Brasília, foram presos o assessor parlamentar José Roberto Parquier, lotado no gabinete do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), e o engenheiro Luiz Geraldo Tourinho Costa. Conforme as informações da assessoria, o grupo é investigado por suposta prática de tráfico de influência, corrupção ativa e passiva, falsificação de documentos públicos e estelionato contra licitações das empresas.
José Roberto Parquier e Luiz Geraldo Tourinho Costa são acusados de integrar uma quadrilha liderada por Laércio Pedroso, acusado de falsificar documentos públicos e estelionato pela direção da Itaipu. Laércio foi preso em Curitiba, juntamente com Luiz Carlos Dias da Silveira Franco, Osvaldo Panzarini e José della Volpi, também acusados de integrar a quadrilha. O ex-funcionário de Itaipu Michael Popow Nosikow, também suposto integrante da quadrilha, se encontra no Paraguai e não foi preso.
Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a ação acontece simultaneamente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal para o cumprimento de 22 mandados de busca e apreensão e outros sete de prisão determinadas pela Justiça Federal do Paraná. As investigações sobre o caso foram iniciadas em agosto de 2005 por meio de uma representação apresentada à Justiça pela Diretoria Jurídica da Itaipu.
Terra
PF prende assessor de senador em operação contra fraude a Itaipu
None
Política
Política
Política
Política
Política