Osama Bin Laden disse que Zacarias Moussaoui, a única pessoa condenada nos EUA pelos ataques de 11 de setembro, não teve nada a ver com a operação, de acordo com uma fita de áudio lançada hoje na internet.
Ele não teve nenhuma conexão com o 11 de setembro”, disse a voz na fita.
“Eu sou o responsável pelos 19 irmãos e eu nunca designei o irmão Zacarias para que estivesse com eles naquela missão”, falou a voz, fazendo referência aos 19 seqüestradores do 11 de setembro de 2001.
O chefe da al-Qaida afirmou que os seqüestradores estavam divididos em dois grupos, “pilotos e assistentes”.
“Já que Zacarias Moussaoui ainda estava aprendendo a voar, ele não foi o nº 20 no grupo, como o seu governo alegou”, disse bin Laden. “Ele (o governo) sabe disso muito bem”, ele adicionou.
Bin Laden disse que a confissão de Moussaoui de que ele teria ajudado a planejar os ataques era “inválida”, e a chamou de o resultado de “pressões exercidas contra ele durante quatro anos e meio” na prisão dos EUA.
Moussaoui, um francês de 37 anos e membro confesso da al-Qaida, foi sentenciado à prisão perpétua no começo deste mês depois que um júri decidiu que ele foi responsável por pelo menos uma morte no 11 de setembro.
Duas autoridades do anti-terrorismo dos EUA, que falaram sob a condição de permanecerem no anonimato, disseram que a inteligência do país estava ciente da mensagem de bin Laden. Um dos oficiais afirmou que não havia razões para duvidar da sua autenticidade.
Esse oficial disse que a mensagem é parte do esforço contínuo de bin Laden de demonstrar que ele é um líder extremista relevante, que está informado sobre as atualidades. O oficial afirmou que a mensagem foi feita para propósitos de propaganda, e que não contém nenhuma ameaça.
A mensagem em áudio, que tem menos de 5 minutos de duração, foi transmitida com uma foto de bin Laden.
Esta é a sua terceira fita neste ano. Em uma fita transmitida pela televisão árabe em março, ele censurou os EUA e a Europa por cortarem fundos para o governo palestino liderado pelo Hamas, os acusou de conduzirem uma guerra “sionista” no Islamismo, e encorajou seus seguidores a lutarem contra qualquer força apaziguadora das Nações Unidas no Sudão.
Em janeiro, bin Laden disse em uma fita de áudio que a al-Quaida estava preparando novos ataques aos EUA, mas ofereceu uma trégua – apesar de que o seu tenente Ayman al-Zawahri mais tarde lançou um vídeo declarando que Washington havia se recusado a aceitar a oferta.
A mensagem de janeiro foi a primeira de bin Laden em mais de um ano, o seu maior período de silêncio desde os ataques de 11 de setembro nos EUA.
Seu representante al-Zawahri divulga mensagens com mais freqüência, aparecendo em fitas de vídeos, enquanto que bin Laden não aparece em vídeo desde outubro de 2004.
AP
Bin Laden diz que Moussaoui não tem conexão com ataques de 11 de setem
Osama Bin Laden disse que Zacarias Moussaoui, a única pessoa condenada nos EUA pelos ataques de 11 de setembro, não teve nada a ver com a operação, de acordo co
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo