Berlim inaugura no próximo domingo uma nova estação central ferroviária, uma impressionante catedral de cristal e aço que se converterá no maior nó ferroviário da Europa, a duas semanas do início do Mundial de Futebol, em que os transportes da capital alemã serão colocados à prova.
A moderníssima estação, um prédio de cinco andares situado às margens do rio Spree, que atravessa Berlim, virará uma página da história na cidade quando, no domingo, se transformar na parada obrigatória de todos os trens de alta velocidade e grande percurso que circulam de leste a oeste, num viaduto a dez metros de altura do solo, ou de norte a sul, num túnel de 15 metros abaixo da terra.
No total, com as conexões regionais, 1.100 trens transitarão diariamente pela nova estação e 300.000 passageiros circularão por suas 54 escadas rolantes e 34 elevadores, seis dos quais são panorâmicos.
Esta é a primeira vez que Berlim, há muito tempo dividida, tem uma estação central, fruto da euforia imediata à reunificação alemã.
A obra precisou de oito anos de trabalho e é a mais cara da história do pós-guerra da Alemanha, com um custo calculado em torno dos 700 milhões de euros.
AFP
Berlim inaugura a maior estação ferroviária da Europa
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