A Coordenação Municipal do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) divulgou a lista dos novos alunos selecionados para ocupar as 1.700 vagas remanescentes, em João Pessoa. O sorteio entre os 3.087 inscritos da Capital foi realizado na última segunda-feira, em Brasília. As aulas devem começar neste segundo semestre e as matrículas estão previstas para a próxima semana.
A coordenadora do ProJovem em João Pessoa, Márcia Lucena, assistiu o sorteio, que, segundo ela, ainda contou com a participação de outros representantes de todas as capitais onde o programa é desenvolvido e auditores da Controladoria Geral da União (CGU). Segundo ela, o sorteio foi eletrônico, feito através de um programa de computador que fez a escolha aleatória entre os inscritos. Logo após o sorteio, os coordenadores receberam o CD com os nomes dos escolhidos.
Lista de espera – João Pessoa tem como meta matricular 3.900 alunos no ProJovem, mas só 2.200 foram selecionados, no início deste ano. Por isso, foram abertas novas inscrições, que superaram as expectativas da coordenação municipal. “Dessa vez, também foram sorteados alunos que compuseram uma lista de reclassificados. Eles vão ficar na espera e, caso alguns da primeira lista desistam ou não apresentem os requisitos necessários, esses alunos reclassificados preencherão as vagas. Isso foi possível porque tivemos inscrições excedentes”, explicou Márcia Lucena.
Além da divulgação na imprensa, os alunos devem ser avisados, um a um, da boa notícia nos próximos dias, através de cartas e telefonemas feitos pelas coordenações nacional e municipal do Programa. Com isso, cada aluno saberá qual das quatro Estações Juventude deverá se dirigir para efetivar a matrícula.
As Estações Juventude se localizam em quatro bairros da cidade: Mangabeira, Jaguaribe, Alto do Mateus e Expedicionários. Para as matrículas, os sorteados devem levar os seguintes documentos: carteira de identidade, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, CPF, carteira de trabalho, histórico escolar e comprovante de residência.
O coordenador de Qualificação Profissional do ProJovem Municipal, Thiago Barbosa, informou, ainda, que a verba para o ProJovem está garantida até o segundo semestre de 2007, independente das novas eleições. Portanto, os contemplados não devem se preocupar, além de toda a infra-estrutura e material do programa, também está garantida a bolsa de R$ 100 mensais concedidas pelo Governo Federal.
O programa – O ProJovem é um programa do Governo Federal, executado na Capital em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), que visa a inclusão social de jovens de 18 a 24 anos que tenham estudado pelo menos até a quarta série do ensino fundamental, mas não tenham concluído a 8ª. É um programa diferente, que propõe uma educação integrada dos alunos. Além de aulas de 5ª a 8ª série, o programa integra ainda qualificação profissional e formação em ação social.
Fazem parte do programa na Capital 169 educadores e 12 coordenadores, trabalhando em 26 núcleos, a grande maioria escolas municipais, além de duas ONGs. João Pessoa conta, atualmente, com a participação de 2.200 alunos no programa, que vem estudando desde o dia 9 de janeiro deste ano.
Secom-JP
ProJovem divulga lista dos 1.700 alunos de JP sorteados para vagas
O sorteio entre os 3.087 inscritos da Capital foi realizado na última segunda-feira, em Brasíl
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba