Paraíba

CAME de Cruz das Armas marca reinauguração; Média de 3 mil atendimento

Com dez consultórios, 70 profissionais e quase 15 especialidades o Centro de Atendimento Médio Especializado de Cruz das Armas (CAME) vem passando por uma refor

Com dez consultórios, 70 profissionais e quase 15 especialidades o Centro de Atendimento Médio Especializado de Cruz das Armas (CAME) vem passando por uma reforma estrutural desde dezembro de 2005. A data de reinauguração está marcada para às 10 horas do próximo dia 07 de junho com as presenças do Prefeito Ricardo Coutinho e da Secretária de Saúde Roseana Meira: “Estamos ansiosos para entregar o novo CAME para população de João Pessoa”, revela a diretora Rovênia Ximenes.

A diretoria deixou claro que não houve expansão na estrutura física, nem aumento no número de profissionais. “Temos um projeto de que o CAME se transforme em um CAI, Centro de Atendimento Integrado de Saúde, e aí sim devemos expandir, mas por enquanto cuidamos do primordial que é a recuperação da estrutura, que comprometida à qualidade do atendimento”. O “CAI” funciona 24 horas.

A maior parte do público que procura os Centros de Atendimento Médio Especializado é encaminhada pelos PSF’s. “Os postos de saúde realizam a consulta básica e direcionam o paciente de acordo com a especialidade procurada”, explica Rovênia. De acordo com o Chefe de Divisão de Ambulatórios, Helman Palitot, o Distrito de Cruz das Armas possui a segunda maior demanda, perdendo apenas para o de Mangabeira. “São mais de 150 mil cadastrados”.

Além de atender as especialidades de ginecologia, pediatria, dermatologia, psicologia, odontologia, mastologia, reumatologia, alergologia, fonoaudiologia, gastrointerologia, e mais cinco outros serviços, o CAME de Cruz das Armas deve inaugurar uma Unidade de Pequenas Cirurgias. A especialidade que concentra a maior demanda é a demartologia, com mais de 150 atendimentos mensais. O serviço de ultra-sonografia também é bastante procurado com média de 40 por dia.

Antes da reforma: “A minha impressão quando cheguei aqui, é que o CAME não poderia funcionar como uma unidade de saúde e sim como um mercado público. O chão era preto, fiação exposta, banheiros sem condições de uso, e telhas apodrecidas”, relata Helman Palitot. “Depois da recuperação na estrutura, queremos investir no aumento de especialidades, como a inserção das especialidades de urologia e cardiologia, e finalmente transformar o CAME em CAI com atendimento 24 horas”.

Lívia Falcão
ClickPB


COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Embarcação naufraga em arrecifes de Baía da Traição

2

Paraíba

TCE-PB mantém imputação de débito de R$ 1,5 milhão a Tibério Limeira

3

Paraíba

LATAM anuncia novo voo semanal para a Paraíba durante período do São João

4

Paraíba

Eleição para defensor público-geral da Paraíba acontece na sexta-feira em João Pessoa, Campina Grande e Patos

5

Paraíba

Casos de Covid aumentam mais de 1000% em crianças de Campina Grande e infectologista alerta para sintomas gripais em escolas