O governador da província de Azerbaijão Ocidental, no noroeste do Irã, assegurou que a Agência Central de Informação dos EUA (CIA) está por trás dos incidentes dos últimos dias em Urumie, capital da região.
“A raiz destes problemas (os recentes distúrbios) está nas mãos dos EUA e das autoridades da Casa Branca, que querem se introduzir na cultura do país para desmoroná-lo”, disse Rahim Ghorbani, governador da província, segundo a agência oficial “Irna”.
Segundo o governador da província, de população majoritária azeri, a Casa Branca destinou um orçamento de US$ 70 milhões para desestabilizar o Irã.
“Eles (os americanos) tentam destruir a rica cultura islâmica do Irã destinando enormes quantias e com esse objetivo usaram alguns veículos de comunicação e os satélites”, ressaltou o governador.
Ghorbani acrescentou que os “EUA estão tentando se introduzir nas etnias e culturas (do Irã) através de mercenários ignorantes”.
Houve vários incidentes em Urumie na terça-feira devido à publicação, no jornal “Iran”, de uma vinheta que insultava o idioma azeri. Durante os confrontos, os manifestantes atacaram vários centros estaduais e destruíram propriedades públicas na cidade.
O jornal “Iran”, vinculado à agência “Irna”, foi fechado na terça-feira após a publicação das vinhetas sob a acusação de divulgar “material provocativo e fomentar a discórdia”.
Segundo o departamento de Imprensa e Informação do Ministério de Cultura e Conselhos Islâmicos, a decisão foi tomada pela maioria dos membros do conselho diretivo do departamento, que votou pelo fechamento do jornal.
EFE
Governador iraniano diz que CIA está por trás de distúrbios
None
Política
Política
Política
Política
Política