Cerca de 250 agricultores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) bloquearam nesta quinta-feira, durante três horas e meia, o km 166 da BR-423, em Pernambuco. Eles usaram pneus em chamas e galhos de árvores para o bloqueio, que começou às 9h nas proximidades do município da Águas Belas, no Agreste.
Segundo o assessor de comunicação social da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Marcelo Moraes, a ação do MST provocou um engarrafamento de aproximadamente um quilômetro.
Também pela manhã, 60 famílias integrantes do MST ocuparam a fazenda Tanquinho, em Santa Cruz do Capibaribe, a 192 quilômetros da capital. A propriedade rural, que tem 850 hectares, está na programação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para ser vistoriada.
As duas iniciativas integram a programação da Jornada de Luta por Terra, deflagrada pelo MST no início desta semana, com intenção de chamar a atenção do poder público para a necessidade de agilizar o processo de reforma agrária e ampliar a política de crédito para pequenos agricultores.
O movimento prossegue até o fim da semana com mobilizações diárias em 13 estados.
Agência Brasil
MST bloqueia rodovia durante três horas em PE
None
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil
Brasil