José Serra, ex-prefeito de São Paulo e candidato do PSDB ao Palácio dos Bandeirantes, venceria o senador petista Aloízio Mercadante na eleição para o governo do Estado já no primeiro turno, apontou a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira.
A vantagem do tucano, no entanto, recuou sete pontos em relação à sondagem anterior tanto no cenário que inclui o ex-governador Orestes Quércia, do PMDB, como no que o peemedebista não disputa a eleição.
No quadro mais provável da disputa, com uma polarização apenas entre Serra e Mercadante, a pesquisa realizada após a onda de violência no Estado de São Paulo computou 56% das intenções de voto para o ex-prefeito e 17% para o senador. Há um mês, o Datafolha detectou Serra na frente por 63% a 16%.
Com Quércia na disputa, o tucano também seria eleito no primeiro turno, de acordo com a sondagem, com 52% das intenções de voto – eram 59% em abril. Mercadante oscilou um ponto para cima dentro da margem de erro de dois pontos percentuais e agora tem 15% das intenções. O peemedebista tinha 12% e passou a 9%.
Apesar da vitória de Serra em todos os cenários, o Datafolha realizou pesquisa sobre as intenções de voto em um eventual segundo turno, na qual o tucano superaria Mercadante por 62% a 23% e Quércia por 63% a 18%.
A pesquisa Datafolha, encomendada pela Rede Globo pelo jornal Folha de S.Paulo e divulgada antecipadamente de acordo com a emissora, ouviu 1.884 pessoas em 54 municípios do Estado de São Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. A pesquisa foi registrada sob o número 723072/2006.
Terra
Serra cai sete pontos mas ainda vence no 1º turno em SP, diz Datafolha
None
Política
Política
Política
Política
Política