Os nigerianos estão cada vez mais insatisfeitos com sua democracia, a popularidade do presidente Olusegun Obasanjo teve uma queda brusca e a economia está piorando, mostrou uma pesquisa de opinião divulgada nesta sexta-feira.
O apoio a Obasanjo está em 32 por cento — menos da metade do índice de 2001 — e quase dois terços dos nigerianos acreditam que a economia vai mal, de acordo com uma pesquisa conduzida no ano passado por uma organização civil chamada Afrobarometer, mas que não havia sido publicada até agora.
“Apenas cerca de um quarto dos nigerianos estão satisfeitos com a maneira como funciona a democracia na Nigéria. Isso representa um declínio significativo do nível registrado em 2001 (de 57 por cento) e em 2003 (de 35 por cento)”, disse a pesquisa.
A pesquisa — que entrevistou 2.202 pessoas no país — trouxe más notícias à equipe econômica de Obasanjo. O grupo de tecnocratas introduziu medidas de controle sobre os gastos públicos, liberalizou alguns setores e privatizou diversas indústrias estatais moribundas.
Mais de 75 por cento dos nigerianos acreditam que “as políticas econômicas prejudicaram a maioria da população, e apenas uma minoria foi beneficiada”, descobriu a pesquisa.
Desemprego e falta de recursos são os maiores problemas do país, com os quais o governo deveria se preocupar, acrescentou o relatório.
Pouco mais de um terço da população acha que o governo lida bem com a corrupção. A maioria acredita que os níveis de corrupção do governo de Obasanjo aumentaram e 75 por cento apontam a polícia como a instituição mais corrupta.
A Nigéria é o sexto país mais corrupto do mundo, segundo a organização independente Transparência Internacional.
Reuters
Nigerianos estão descontentes com seu presidente, diz pesquisa
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo