O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PFL), não conseguiu herdar os índices de aprovação de José Serra (PSDB), o seu antecessor no cargo. A primeira pesquisa Datafolha sobre o novo prefeito mostra que só 10% dos eleitores paulistanos o consideram ótimo ou bom.
Serra tinha 42% de aprovação em pesquisa realizada nos dias 6 e 7 de abril, a última avaliação feita antes que deixasse o cargo. Kassab assumiu a prefeitura em 31 de março, quando Serra deixou a função para concorrer ao governo de São Paulo.
Nenhum prefeito obteve avaliação tão baixa em início de governo desde que o Datafolha iniciou esse tipo de levantamento, há 20 anos. A primeira avaliação de prefeito foi feita em 1986, na gestão Jânio Quadros. Há uma ressalva, porém: a pesquisa era feita com pelo menos três meses de governo.
Kassab é considerado regular por 35% dos eleitores e ruim/ péssimo por 29%. Serra obteve, respectivamente, 33% e 22%.
A pesquisa foi feita nos dias 23 e 24 deste mês, 53 dias após Kassab ingressar no cargo. O prazo é insuficiente para que o eleitorado conheça os seus projetos, segundo Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.
O levantamento traz índice a atestar a hipótese do diretor do Datafolha: 26% dos paulistanos não sabem avaliar a gestão de Kassab. Na última avaliação de Serra, só 3% não sabiam opinar sobre o seu governo.
Pesquisa Datafolha feita entre 6 e 7 de abril revelou que 77% dos paulistanos não sabiam o nome do novo prefeito.
Kassab tem o mais alto índice de aprovação entre os simpatizantes do PSDB –alcança 25% de ótimo ou bom, mais do que o dobro de sua média. Entre os simpatizantes do PFL, partido ao qual Kassab é filiado, não é possível avaliar a performance do novo prefeito porque não há na pesquisa um número suficiente desses eleitores para o cálculo estatístico.
O segundo melhor índice de aprovação do novo prefeito foi apurado entre os mais jovens, os que têm entre 16 e 24 anos. Nessa parcela da população, ele tem 18% de ótimo ou bom.
A pior avaliação de Kassab foi apurada entre os que têm baixa escolaridade. O índice de ótimo e bom do prefeito recua para 7% entre os que têm ensino fundamental.
O pefelista obteve nota média de 3,9, segundo o Datafolha. Serra deixou o cargo com 5,8.
Nesse quesito, é alto também o percentual de eleitores que não sabem avaliá-lo: 23%, ou seja, praticamente um em cada quatro paulistanos. Segundo o Datafolha, 15% deram nota zero para Kassab enquanto 1% considera que sua gestão merece um 10. Entre a população que ganha de 5 a 10 salários mínimos, 19% deram nota zero para Kassab.
O levantamento do Datafolha foi feito com 1.087 eleitores com idade a partir de 16 anos. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Fonte: Folha Online
Só 10% aprovam a administração Kassab, mostra Datafolha
None
Política
Política
Política
Política
Política