Paraíba

Câmara oficializa Cartão Postal de Campina Grande

O Monumento “Os Pioneiros”, estátuas localizadas no Açude Velho, nesta cidade, será o Cartão Postal de Campina Grande

O Monumento “Os Pioneiros”, estátuas localizadas no Açude Velho, nesta cidade, será o Cartão Postal de Campina Grande, conforme Projeto de Lei nº 087/06, de autoria do presidente do Legislativo campinense, vereador Romero Rodrigues. A propositura já foi dada entrada na secretaria parlamentar da Câmara Municipal e encontra-se em fase análise pelas Comissões da Casa para entrar em processo de votação no plenário.

O autor do Projeto tomou como base uma pesquisa popular realizada no período de novembro de 2005 a maio deste ano, pela Câmara Municipal através do site oficial do Legislativo (www.camaracg.com.br) e do Portal de Cultura e Notícias “O Nordeste (www.onordeste.com.br). O Projeto Cartões Postais objetivou escolher o ícone, o símbolo, que representa Campina Grande e todo seu potencial, a sua história, a cultura, as tradições, e as características únicas de desenvolvimento ao longo dos mais de dois séculos de fundação. O monumento “Os Pioneiros” foi o mais votado pelos internautas, atingindo 39% dos votos entres os demais participantes. Além do “Os Pioneiros” participaram da pesquisa: Teatro Municipal, 0,39%; Museu Histórico, 29,95%; Marco Zero, 1,43%; Prédio da Antiga Câmara Municipal 1,17%; Catedral, 6,77; Parque do Povo, 4,82; Feira Central, 1,69%; e Açude Velho, 12,11%.

Pelo Projeto de Lei o uso e disposições dos sinetes oficiais serão regidos pelos Poderes constituídos. A Prefeitura Municipal de Campina Grande e a Câmara Municipal de Vereadores adotarão selos e/ou sinetes para sua documentação oficial, e incrementarão a publicidade do Cartão Postal.

A pesquisa contou com o apoio do site; www.onordeste.com.br), e do Site da Associação Campinense de Imprensa (www.acionline.com.br), Rádio Borborema, através do Programa Nelson Sempre Nelson, apresentado pelo jornalista Onias Xavier, Jornal a União, através do jornalista Josemberg Lima, Programa Show de Noticias da Rádio Caturité e Diário Borborema através da Coluna DB Vip.

História

As “Estátuas do Açude” foram inauguradas no dia 11 de outubro de 1964 e oficialmente denominado de monumento ao centenário. A idéia para a construção do monumento surgiu em 1963 e foi originada pela comissão do centenário, que recolhia da população sugestões para as comemorações de 100 anos de emancipação política da cidade. A decisão de erguer um marco em homenagem ao evento foi praticamente unânime entre os integrantes da comissão e era uma das sugestões mais freqüentes da população campinense.

A opção de colocá-lo às margens do Açude Velho justifica-se como uma homenagem à importância que o açude deu à sobrevivência da cidade. O índio tanto representa nossa origem primitiva quanto a nossa força de luta. O tropeiro simboliza a força do comércio e a resistência às adversidades. A catadora de algodão personaliza a garra da mulher e o desenvolvimento industrial gerado pelo ciclo algodoeiro. O marco ao centenário está voltado para o nascente simbolizando o testemunho com o futuro e o progresso. Para quem chegava da capital as estátuas significavam a chegada à cidade.

Fonte: Câmara CG

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Caminhonete atinge poste e deixa moradores sem energia no Centro de João Pessoa

2

Paraíba

Morre Edvan Pereira Leite, ex-prefeito de Boa Vista

3

Paraíba

Ponte das Três Ruas é inaugurada em João Pessoa; veja fotos

4

Paraíba

Dia de Finados: confira programação de missas em João Pessoa, Bayeux e Santa Rita

5

Paraíba

Motociclista sofre acidente na BR-230, em Tambauzinho