Saúde

Cientistas anunciam descoberta da origem do HIV

A origem do vírus HIV, que causa a Aids, foi encontrada em chimpanzés vivendo no sul de Camarões, afirmam pesquisadores de uma equipe das universidades de Notti

A equipe vem trabalhando há 10 anos para descobrir a origem do HIV.

Acreditava-se que um vírus batizado de SIVcpz (sigla em inglês para Vírus da Imunodeficiência Símia para chimpanzés) era a origem do HIV. Até agora, porém, ele só havia sido identificado em uns poucos animais em cativeiro.

Mas uma equipe internacional de cientistas encontrou um grupo de animais selvagens portadores do vírus SIVcpz e vai publicar os detalhes do achado na revista Science desta semana.

Todas as descobertas relacionadas à história e à origem do HIV podem ser de grande importância para os cientistas que buscam desenvolver uma vacina contra este vírus, de acordo com Yusef Azad, do National Aids Trust britânico.

Teoria

Acredita-se que caçadores de chimpanzés foram os primeiros seres humanos a contrair o vírus.

E que casos de Aids teriam aparecido primeiramente em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, que seria a área urbana mais próxima, na década de 30.

De acordo com cientistas, como os casos eram raros e os sintomas de Aids diferentes entre indivíduos, demorou 50 anos para que o HIV fosse identificado.

Como o SIVcpz havia sido encontrado apenas em animais em cativeiro, havia a possibilidade de que outra espécie pudesse ser hospedeira tanto do HIV, como do SIVcpz.

Testes genéticos

Até agora o vírus SIVcpz só havia sido detectado através de exames de sangue – o que signifca de que só animais em cativeiro haviam sido testados.

O estudo, realizado juntamente com especialistas do Projeto de Prevenção da Aids de Camarões (PRESICA, em francês), envolveu a análise de fezes de chimpanzés retiradas de áreas remotas nas florestas de Camarões.

Pesquisadores da Universidade do Alabama conseguiram determinar a seqüência genética do vírus nos chimpanzés, o que permitiu aos cientistas buscar os vírus nas fezes dos animais.

Testes de laboratório detectaram anticorpos específicos e informações genéticas relacionadas à presença do vírus em 35% dos chimpanzés, em alguns dos grupos estudados.

Alguns dos vírus analisados tinham grande semelhança com cepas de HIV.

Os chimpanzés do sudeste de Camarões foram os que demonstraram ter os vírus mais parecidos com a forma de HIV mais comum em todo o mundo.

O SIVcpz, no entanto, não causa nenhuma doença parecida com a Aids nos chimpanzés.

E os cientistas estão tentando descobrir porque, apesar de seres humanos e chimpanzés serem geneticamente tão semelhantes, estes não têm sintomas.

Paul Sharp, professor de genética da Universidade de Nottingham afirma que “é possível que a transmissão do vírus dos chimpanzés para os homens tenha ocorrido no sudeste de Camarões e se espalhado para o resto do mundo”.

“Considerando-se que o HIV provavelmente surgiu há 75 anos, é bastante improvável que exista na natureza qualquer outro vírus mais parecido com o que ataca os seres humanos”, diz Sharp.

Fonte: BBC Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Paraíba registra redução nos casos de Covid-19 neste início de ano em comparação com 2024

2

Saúde

Homem coloca tubo no ânus em João Pessoa e pede socorro no Hospital de Trauma para retirar objeto

3

Saúde

Número de casos de Covid-19 voltam a subir na Paraíba e autoridades recomendam que população mantenha vacinação em dia

4

Saúde

Dá para contrair HPV em aparelho da academia? Especialistas explicam

5

Saúde

Estudante afirma ter sido infectada com HPV após tocar em aparelho de academia; entenda