Um incêndio destruiu parte de um dos patrimônios históricos mais importantes da Finlândia, queimando o telhado de uma igreja histórica na segunda-feira.
O incêndio começou por volta das 2h da segunda-feira na parte externa da Catedral de Porvoo, a 50 quilômetros a leste de Helsinque.
As chamas destruíram o telhado de madeira da catedral, que desempenha papel importante na história da Finlândia e é uma atração turística nacional.
Não houve feridos no incêndio, e autoridades disseram que a maior parte do interior da igreja, algumas partes da qual datam dos séculos 13 e 14, foi preservada.
“Existem razões para suspeitar que o incêndio tenha sido criminoso”, disse o chefe de polícia Kai Wall em entrevista à imprensa. Wall não apontou hipóteses quanto à causa. Ele disse que a polícia interrogou várias pessoas, mas não fez qualquer prisão até agora.
Foi na catedral que o czar russo Alexandre 1o abriu a Dieta (Parlamento) de Porvoo em 1809, selando a transferência da Finlândia para o domínio da Rússia, depois de o país passar 700 anos subordinado à coroa sueca.
Para muitos, a Dieta de Porvoo marca o ponto de partida da história do Estado finlandês, o primeiro passo no caminho que levou o país à independência, mais de um século depois.
O bispo de Porvoo, Erik Vikstrom, descreveu o incêndio como catástrofe local e nacional. “A catedral é uma de nossas igrejas mais importantes”, disse ele.
Pedaços de madeira enegrecida e ferro incandescente se espalhavam pelos paralelepípedos diante da igreja, enquanto autoridades avaliavam os danos sofridos por relíquias que foram removidas da construção.
O odor de breu queimado cobria a catedral antes branca, mas agora acinzentada pelo fogo. O fogo começou do lado externo do telhado, de modo que os detetores de incêndio no interior levaram algum tempo para ser ativados.
O comandante dos bombeiros disse que seus homens se esforçaram para evitar que o incêndio se espalhasse pelas muitas outras construções antigas de madeira que são o orgulho da cidade.
O designer gráfico Jukka Muhonen, de 42 anos, contou que sua mulher, Inari, viu o fogo quando acordou para cuidar do bebê no casal, durante a madrugada.
“Ela sentiu cheiro de fumaça. Quando olhou pela janela e viu um canto do telhado da catedral em chamas, ela me acordou”, contou Muhonen, que então acionou os bombeiros.
Reuters
Incêndio destrói parte de catedral histórica na Finlândia
Fogo começou por volta das 2h da segunda-feira na parte externa da Catedral de Porvoo, a 50 quilômetros a leste de Helsinque
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo