Política

Governo estadual participa de Salão de Turismo em São Paulo

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O governo estadual, representado pela Fundação de Turismo, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MS), operadores, agentes de turismo, artesãos e músicos sul-mato-grossenses, estará presente na 2ª Edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, considerada a maior mostra do turismo nacional, promovida pelo Ministério do Turismo, que acontece no período de 2 a 6 de março, no Expo-Center Norte, em São Paulo.

Segundo Nilde Brun, diretora-presidenta da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, o salão pretende chamar a atenção dos mercados nacional e internacional para o esforço que está sendo realizado para a estruturação e diversificação da nova oferta turística nacional.

Todos os estados e o Distrito Federal estarão representados no Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. A idéia é que o evento apresente o resultado das ações desenvolvidas pelo Programa de Regionalização, para atingir a meta do Plano Nacional de Turismo (PNT) de desenvolver no novos produtos de qualidade em cada unidade da federação até 2007.

Mato Grosso do Sul vai apresentar quatro roteiros turísticos com padrão de qualidade internacional, são as rotas turísticas Travessia do Pantanal, Ecoturismo do Pantanal ao Iguassú, Rota Bioceânica e Pantanal-Bonito. O estande do Estado ficará no pavilhão destinado à macrorregião Centro-Oeste, juntamente com Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal.

O evento vai ocupar os pavilhões vermelho, verde e branco, além de uma tenda climatizada de 3.360 metros quadrados no Expo-Center Norte, em São Paulo. No pavilhão vermelho, por exemplo, estará a Feira de Produtos/Roteiros Turísticos, espaço para a apresentação institucional do turismo das unidades federativas, que serão organizadas por macrorregião.

A mostra dos novos produtos/roteiros turísticos, seguindo as diretrizes da regionalização, é o principal motivo da realização do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. Mas o evento não se limita a isso. Na estrutura do salão estão previstos outros blocos de atividades como a Vitrine Brasil, espaço no pavilhão verde e na tenda climatizada para apresentação e comercialização dos produtos associados ao turismo, como artesanato, gastronomia e mostra cultural dos destinos.

A Rodada de Negócios, será oportunidade de comercialização dos produtos expostos na feira e na vitrine entre os agentes do mercado turístico. A expectativa é de que pelo menos 350 empresas turísticas façam negócios no salão.

O Núcleo de Conhecimento, é um espaço para troca de experiências e ampliação de informações sobre o turismo por meio de palestras, seminários e oficinas.

O Salão do Turismo terá ainda a Caravana Brasil, que se constitui em visitas técnicas de operadores internacionais promovidas pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo); e o press trip de jornalistas convidados. Essas ações fazem parte das missões promocionais, outro bloco de atividades do evento.

Salão do Turismo – Roteiros do Brasil – Para viabilizar o acesso dos consumidores aos produtos gerados pelo Programa de Regionalização do Turismo, o Ministério do Turismo criou o Salão do Turismo. Mais que um evento do setor, o salão é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização de roteiros turísticos.

Na primeira edição do evento, em junho de 2005, foram apresentados 452 roteiros turísticos de 134 regiões e 959 municípios. Para o Salão 2006 estão sendo trabalhados roteiros para alcançar o padrão de qualidade internacional previsto nas metas do Plano Nacional do Turismo.

Fonte: Ms Tursimo

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