A participação do Pará no Brazil International Tourism Exchange (Brite) começou neste sábado (27). A feira internacional de turismo acontece até o próximo dia 30, no Ribalata, Centro de Convenções, do Rio de Janeiro.
Após a montagem de um estande de nove metros quadrados para apresentação de vídeos, produtos e serviços do mercado turístico paraense, a equipe da Paratur participa de um city tour pelos principais pontos turísticos do Rio.
O passeio, oferecido pela organização da Brite, é na verdade mais uma estratégia de fechamento de negócios entre expositores do mercado brasileiro e operadores estrangeiros.
O governo do Pará está representado no evento pela Gerência de Assuntos Internacionais da Companhia Paraense de Turismo (Paratur). “Nosso objetivo é atrair operadores dos países e Estados participantes da Brite para o destino Pará e garantir a inclusão dos produtos dos nossos pólos turísticos nos tarifários dos operadores internacionais”, diz a gerente da Paratur, Maria de Belém Gomez.
Maria informa também que a Brite “é uma boa oportunidade para que o Estado possa divulgar seu principal evento do ano, a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita 2006). A Fita acontece no Centro de Exposições Júlio César, em Belém, de 15 a 18 de junho.
Todos os Estados amazônicos e países da Pan-Amazônia já estão confirmados na feira, assim como representantes governamentais, entidades e principalmente operadores de países como Portugal, Inglaterra, França, Espanha, Holanda, Noruega, Holanda, Ucrânia, Estados Unidos, Argentina, Guadalupe, Martinica, Caiena, Chile, Uruguai, Perú, entre outros.
Adenauer Góes, presidente da Paratur, apresentou, na última quinta-feira (25), aos membros do Fórum Regional de Desenvolvimento do Turismo (Fomentur), as estratégias de participação do Pará no II Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece de 2 a 6 de junho, em São Paulo.
Na oportunidade, mostrou ao trade a estrutura da Fita 2006 e garantiu que “100 buyers e 100 suplliers vão se encontrar para fechar negócios durante a Fita, além de conhecer os principais pólos do Estado, que são Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu”, disse.
Segundo Adenauer, que também apresentou ao Fórum Regional de Desenvolvimento do Turismo (Fomentur) o projeto do Prêmio Paratur de Jornalismo e Turismo ‘Comendador Marques dos Reis’, que será lançado na Fita, mais de 200 jornalistas serão credenciados para cobertura do evento.
Brite
Além de city tour durante a Brite, a Paratur tem outro encontro com os operadores durante a cerimônia de abertura oficial do evento, neste domingo (28), às 20 horas, no Forte de Copacabana.
Nesta segunda (29) e terça-feira (30), a equipe realiza, no estande do Pará, distribuição de material promocional, apresentação do vídeo DVD Pará – a obra-prima da Amazônia e exposição de produtos e serviços.
Uma agenda de encontros comericias com os operadores para expor as opções de turismo no Pará, encontros com a imprensa e ainda participação em seminários com a temática do turismo também estão na programação da Paratur na Brite.
“Participaremos de todos os momentos para que nossa aproximação com o mercado externo traga os melhores resultados ao Pará”, afirma Maria de Belém Gomez.
São esperados para a sétima edição do Brite, 300 operadores do exterior que estão no Rio para conhecer os produtos turísticos do Brasil. A Feira vai reunir cerca de 180 expositores nacionais, entre os quais o Pará.
A novidade deste ano é a participação dos países bálticos que integram o mercado comum europeu: Lituânia, Látvia, Estônia e Eslovênia, que procuram no Brasil alternativas turísticas. Estados Unidos e os já usuais países da Europa, além de Ucrânia, Rússia e Índia também participam.
A organização do evento investiu US$ 1 milhão e espera gerar US$ 200 milhões em negócios turísticos.
Governo do Pará
A cultura paraense é destaque em feira internacional de turismo
None
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano
Cotidiano