Um transexual chinês chamado Gao Tingtiang, “mãe” de duas gêmeas de sete anos, quer se candidatar à 56ª edição do concurso de Miss China no mês de julho, informou hoje o jornal China Daily.
A organização estuda o caso de Gao, a quem as filhas chamam de papai apesar de ele insistir que está decidido a “libertar a mulher presa em um corpo de homem”.
Amanhã acaba o prazo de inscrição do concurso e os requisitos não são muito favoráveis a Gao.
Outro transexual chinês, Chen Lili, conseguiu participar das eliminatórias de biquíni para o concurso de Miss Universo de 2004 na região de Sichuan.
No entanto, sua presença foi simbólica, pois o organizador da fase final do concurso, nos Estados Unidos, rejeitou a possibilidade de Chen concorrer ao título de Miss Universo por ser transexual.
O organizador desconsiderou o fato de Chen ter passado por uma cirurgia de mudança de sexo e recebido uma nova carteira de identidade validada pelo Escritório de Segurança Pública de Nanchong, sua cidade natal.
A situação de Gao é diferente, pois, apesar de usar o cabelo comprido, usar roupas femininas e já ter passado por cirurgias no rosto e na garganta, ainda não fez a mudança de sexo.
Até 2001, o homossexualismo estava na lista de doenças mentais da Associação Chinesa de Psiquiatria, no entanto, nos últimos anos a situação mudou consideravelmente.
Em 2004, as autoridades chinesas concederam a primeira certidão de casamento a um transexual, Zhang Li, de 37 anos, nascido na província de Sichuan, que tem uma filha de seu casamento anterior.
Depois Li acabou passando por uma cirurgia de mudança de sexo.
EFE
Transexual chinês quer ser Miss Mundo
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo