A ex-procuradora-geral do Estado de Minas Carmen Lúcia Antunes Rocha informou hoje que assume seu lugar de ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) no dia 21, informou a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Ela será a segunda mulher a se tornar ministra na história do STF.
A indicação da advogada mineira para o STF foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a aposentadoria do ministro Nelson Jobim. Foi a sexta indicação de Lula, o que significa a escolha da maioria dos 11 ministros do tribunal. Em 2003, ele nomeou o primeiro ministro negro, Joaquim Barbosa.
Desde o ano passado, o governo cogitava indicar mais uma mulher para o STF, mas havia outros nomes sob exame: Misabel Derzi, ex-procuradora-geral do Estado de Minas, e Maria Lúcia Karan, juíza aposentada (RJ).
Carmen Lúcia é mineira de Montes Claros, solteira, professora de direito constitucional da PUC-MG, onde foi aluna do ex-ministro do STF Carlos Velloso. Ela é prima de terceiro grau do ministro Sepúlveda Pertence, o atual decano do tribunal.
Fonte: Folha Online Com informações da Folha de S.Paulo
Carmen Lúcia toma posse como ministra do STF no dia 21
None
Política
Política
Política
Política
Política