Primeiro, você precisa:
– Ter 18 anos de idade completos;
– Saber ler e escrever;
– Possuir Carteira de Identidade ou equivalente;
– Possuir um comprovante de residência (energia elétrica, água, gás, telefone, internet, IPTU, condomínio, extrato bancário, INSS, plano de saúde, mensalidade escolar, contrato de financiamento do veículo e contrato de locação.).
Segundo, você precisa saber que o processo de habilitação é realizado em quatro etapas:
– Exame Psicológico;
– Exame Médico;
– Exame Teórico-técnico;
– Exame de Prática Veicular.
Para passar em cada etapa, siga as orientações abaixo:
1) Vá até os locais de atendimento do DETRAN de seu Estado para dar abertura no processo. Neste local irá acontecer:
– A captura de sua foto, assinatura e biometria.
– O recebimento de guia de recolhimento
– O pagamento da guia de recolhimento (taxas de realização dos exames médico e psicológico e outras)
– O agendamento dos exames psicológico e médico no local e data de sua escolha.
2) Dirija-se à clinica credenciada pelo DETRAN, escolhida por você e constante no protocolo, para realização de exame psicológico e médico. Ao dirigir-se aos locais para a realização dos exames, leve com você as requisições de exames e o documento de identidade.
3) Após passar sem problemas pelo exame psicológico e médico, escolha um Centro de Formação de Condutores (CFC) ou Auto-Escola, como é mais conhecido, para realizar o Curso Teórico de Legislação de Trânsito de 30h. Este custo não está incluído no guia de recolhimento DETRAN e deve ser pago diretamente no CFC de sua escolha.
4) Com a conclusão do curso, dirigir-se ao Detran, para realização da prova de Legislação de Trânsito.
5) Depois da aprovação no exame teórico-técnico, ainda na Auto-Escola (ou CFC) você deverá se submeter à instrução prática. O CFC solicitará junto ao DETRAN, a sua licença de aprendizagem (LADV) para que você faça as aulas práticas – 15 horas por categoria. Então o CFC efetuará o agendamento para a realização do exame prático. Este será outro custo, e a hora-aula depende do centro que você escolher.
6) Quando você for aprovado no exame de direção, apresente uma foto 3×4 colorida – deve ser recente, em fundo claro e roupa escura, CPF e comprovante de residência para preenchimento da ficha RENACH. Você receberá a PpD – Permissão para Dirigir ou (CNH Provisória) que tem a validade de 1(um) ano. Ao final de 1 (um) ano você poderá requerer a sua habilitação definitiva, desde que não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média.
7) Se uma destas coisas ditas anteriormente impedí-lo de receber a carteira definitiva, serás obrigado a reiniciar todo o processo de habilitação. A cassação da PERMISSÃO PARA DIRIGIR será aplicada por decisão fundamentada da Autoridade de Trânsito, com direito de defesa do condutor.
8) Os valores das taxas não são únicos para todo o Brasil, varia de Estado para Estado. Procure saber no DETRAN de seu Estado quais as taxas cobradas e os valores específicos. Os custos com os cursos (teórico-técnico e prático) irão variar entre os Centros de Formação de Condutores, cabe a você a pesquisa entre custo e benefício.
Fonte: Oi
Como tirar a carteira de motorista?
None
Carros
Carros
Carros
Carros
Carros