A Casa Branca pediu ao Irã na quinta-feira que use alguns dias para avaliar com cuidado a oferta dos Estado Unidos de diálogo sobre seu programa nuclear, apesar de o governo iraniano já ter rejeitado a precondição apresentada por Washington para conversar.
A porta-voz da Casa Branca Dana Perino disse ainda que o presidente norte-americano, George W. Bush, falou com o presidente da China, Hu Jintao, por telefone sobre o Irã. Na conversa, os líderes discutiram meios de avançar no tratamento das ambições nucleares iranianas, afirmou outra autoridade norte-americana.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Manouchehr Mottaki, disse em reação à oferta dos EUA anunciada na quarta-feira que Teerã está aberto ao diálogo, mas que rejeita a condição imposta pelos EUA para suspender o enriquecimento de urânio, combustível usado em reatores nucleares e um componente vital na produção de armas atômicas.
Perino disse que os EUA aguardam a reunião desta quinta-feira, em Viena, com os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), mais a Alemanha, para emitir opinião. As potências buscam chegar a um acordo sobre incentivos e sanções contra o Irã.
“Nós vamos esperar que nos próximos dias eles (Irã) tomem o tempo necessário e considerem com calma (a proposta)”, disse Perino, referindo-se à oferta dos EUA de participar das negociações multilaterais.
Washington e seus aliados suspeitam que o Irã tenta desenvolver armas nucleares, mas o Irã, quarto maior exportador de petróleo do mundo, insiste que seu programa nuclear é destinado apenas a produzir energia.
Reuters
EUA pedem ao Irã que avalie com calma oferta de diálogo
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo