Pelo menos cinco policiais indianos morreram hoje na explosão de uma mina no distrito Singhbhum, do estado de Jharkhand, no norte da Índia, informou a agência local “PTI”.
A explosão ocorreu quando uma equipe policial havia ido a um colégio local para desativar minas colocadas pelos rebeldes maoístas que atuam na região.
Segundo a “PTI”, que cita fontes policiais da região, os agentes costumavam usar as salas de aula do edifício para se abrigar quando realizavam patrulhas longas e, aparentemente, o alvo dos rebeldes eram eles.
A guerrilha maoísta, conhecida na Índia como “naxalita” – porque se inspirou em um movimento estudantil dos anos 70 chamado “Naxalbari” -, iniciou há mais de duas décadas a luta armada para criar um Estado comunista independente em uma área do leste e sul do país.
Desde então, mais de 6.000 pessoas morreram neste país por causa da violência maoísta.
Atualmente, os naxalitas realizam atividades guerrilheiras e terroristas em 14 estados da Índia, embora concentrem a maioria de seus atentados e ataques em Andhra Pradesh, Orissa, Chhattisgarh, Maharashtra, Bihar e Jharkhand.
EFE
Pelo menos cinco policiais indianos morrem em explosão de mina
None
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo