O Departamento de Serviço Social, da Universidade Estadual da Paraíba, realizou, na noite da última terça-feira, 30, evento comemorativo aos 70 anos do Serviço Social no Brasil, com a realização de palestras alusivas a história e aos desafios do Serviço Social no país. O evento contou com a presença de professores e ex-professores do Curso de Serviço Social, além de vários estudantes.
Para a professora Thereza Karla, chefe do Departamento de Serviço Social da UEPB, o evento contribuiu para resgatar o sentimento de construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “São momentos como esse que fazem a gente perceber a realidade e buscar intervir de forma conseqüente na sociedade”.
Já a professora Fátima Araújo, diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, ressaltou a importância da profissão do Assistente Social. “Esta profissão está inserida no conjunto de problemas sociais e sua busca, junto à população, é de dar respostas aos conflitos sociais, na perspectiva de inclusão e da cidadania, para garantir os direitos de todos”.
A professora Sandra Sampaio, da UEPB, ministrou palestra sobre a história do Serviço Social na Universidade Estadual. Segundo a professora, a Instituição tem cumprido um importante papel na formação de profissionais qualificados nesta área.
Para ela, essa qualificação está refletida na organização comunitária de Campina Grande, através da criação das SAB’s, dos Clubes de Mães e outros órgãos que servem à comunidade.
Já a professora Luciana Cantalice, da UFPB, debateu tema referente aos desafios da profissão na área do Serviço Social. Luciana destacou a atual conjuntura, exemplificada na série de atentados cometidos contra a Polícia em São Paulo, como um dos principais desafios para o Serviço Social no país.
Segundo ela, é preciso haver uma postura mais crítica acerca da formação social brasileira no sentido de agir contra a maré de despolitização que é vivida, hoje, no Brasil. “É importante desafiar a realidade e propor alternativas sobre ela. Vivemos, nos dias atuais, como indivíduos, mas temos que viver como coletividade”.
Após as palestras, os primeiros professores do Curso de Serviço Social da UEPB receberam uma homenagem dos atuais professores e estudantes e foi realizado um momento cultural, com apresentação musical e declamação de poesias.
Fonte: Secom PB
UEPB comemora os 70 anos do Serviço Social no Brasil
None
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba