Uma pesquisa feita em sete países com 1.444 pacientes, apontou que 57% dos pacientes não conhecem seu nível de HbA1c, marcador de controle do diabetes tipo 2. Entre os brasileiros, o índice de desconhecimento chega a 84%.
O levantamento, denominado “Optimizing Control in Diabetes” (OPTIMIZE Survey), tinha como objetivo avaliar o conhecimento dos pacientes sobre o diabetes, se os mesmos estavam com a doença sob controle e, em caso negativo, porque o nível de glicemia adequado não era alcançado. Além do Brasil, foram incluídos no estudo, realizado entre julho e agosto de 2005, os seguintes países: Reino Unido, França, Alemanha, Estados Unidos, México e Espanha.
De acordo com o levantamento, 61% de todos os pacientes avaliados mundialmente que souberam responder qual era seu nível de HbA1c, mantinham índices de hemoglobina glicosilada acima do ideal. A Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês) considera como nível adequado HbA1c menor que 7. Entre os pacientes usuários de insulina que conheciam seu nível de HbA1c, 69% não conseguem alcançar o controle ideal de glicemia. Esse índice foi de 55% no grupo de diabéticos não tratados com a aplicação de insulina.
Fonte: Saúde Business
Maioria dos diabéticos tipo 2 não controlam a doença
None
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde
Saúde