Mundo

Grandes potências descartam o uso de força militar contra o Irã

None

As grandes potências concordaram em reunião realizada em Viena que “em nenhum caso” recorrerão ao uso da força militar contra Teerã, disse hoje Serguei Lavrov, ministro de Assuntos Exteriores da Rússia.

O chefe da diplomacia russa disse também que os participantes da reunião realizada nesta quinta-feira (EUA, Rússia, Alemanha, Reino Unido, França, China e União Européia), decidiram não apresentar ao Irã nenhum tipo de ultimato que estabeleça prazos fixos para que o país responda às suas reivindicações.

“Acho que a resposta de Teerã acontecerá no decorrer das próximas semanas”, disse Lavrov, citado pela agência “Itar-Tass”, ao comentar a reunião de Viena entre os chanceleres dos cinco membros do Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha e a UE.

Na opinião de Lavrov, se Teerã rejeitar as propostas, os autores do projeto “terão todo o direito de voltar a debater uma resolução sobre o Irã no Conselho de Segurança”.

O chanceler russo indicou que a reunião de Viena permitiu “elevar o nível de participação” de Rússia, EUA e China no processo de negociação sobre a crise iraniana.

“Os países participantes da reunião estão dispostos a atuar seguindo a linha comum nos assuntos referentes à regra pacífica do problema nuclear do Irã”, indicou Lavrov.

O diplomata russo também acrescentou que os membros do Conselho de Segurança sustentarão as negociações “diretas” com Teerã.

Por outra parte, o chefe da filial russa do Centro Internacional de Informação de Defesa, Iván Safranchuk, não acredita que o Irã vá aceitar as condições estipuladas em Viena.

“O Irã não quer ceder e defenderá sua postura até o último momento. A julgar por tudo (que aconteceu até o momento), Teerã não aceitará as condições” aprovadas pelas grandes potências, assinalou Safranchuk à agência “Interfax”.


EFE

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Israel e grupo terrorista Hamas chegam a acordo de cessar-fogo, diz agência

2

Mundo

Mãe de paraibano preso em Paris, após desaparecimento, diz estar aliviada por ele estar vivo: “coração de mãe nunca se engana”

3

Mundo

Paraibano que estava desaparecido na Europa é encontrado preso suspeito de tráfico de drogas

4

Mundo

Terremoto de magnitude 6,9 atinge o Japão, e governo emite alerta por tsunami

5

Mundo

Após exigência do STF, Defesa de Bolsonaro diz que apresentará convite para posse de Trump