Mundo

Grandes potências descartam o uso de força militar contra o Irã

None

As grandes potências concordaram em reunião realizada em Viena que “em nenhum caso” recorrerão ao uso da força militar contra Teerã, disse hoje Serguei Lavrov, ministro de Assuntos Exteriores da Rússia.

O chefe da diplomacia russa disse também que os participantes da reunião realizada nesta quinta-feira (EUA, Rússia, Alemanha, Reino Unido, França, China e União Européia), decidiram não apresentar ao Irã nenhum tipo de ultimato que estabeleça prazos fixos para que o país responda às suas reivindicações.

“Acho que a resposta de Teerã acontecerá no decorrer das próximas semanas”, disse Lavrov, citado pela agência “Itar-Tass”, ao comentar a reunião de Viena entre os chanceleres dos cinco membros do Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha e a UE.

Na opinião de Lavrov, se Teerã rejeitar as propostas, os autores do projeto “terão todo o direito de voltar a debater uma resolução sobre o Irã no Conselho de Segurança”.

O chanceler russo indicou que a reunião de Viena permitiu “elevar o nível de participação” de Rússia, EUA e China no processo de negociação sobre a crise iraniana.

“Os países participantes da reunião estão dispostos a atuar seguindo a linha comum nos assuntos referentes à regra pacífica do problema nuclear do Irã”, indicou Lavrov.

O diplomata russo também acrescentou que os membros do Conselho de Segurança sustentarão as negociações “diretas” com Teerã.

Por outra parte, o chefe da filial russa do Centro Internacional de Informação de Defesa, Iván Safranchuk, não acredita que o Irã vá aceitar as condições estipuladas em Viena.

“O Irã não quer ceder e defenderá sua postura até o último momento. A julgar por tudo (que aconteceu até o momento), Teerã não aceitará as condições” aprovadas pelas grandes potências, assinalou Safranchuk à agência “Interfax”.


EFE

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Aos 78 anos, Trump volta à Casa Branca com uma votação esmagadora

2

Mundo

Morre Quincy Jones, do álbum Thriller, aos 91 anos

3

Mundo

Com mais de 100 anos de idade, maior crocodilo cativo do mundo morre na Austrália

4

Mundo

Série Giro Paraíba começa a ser exibida pela Record Europa com transmissão para mais de 150 países

5

Mundo

Fluminense anuncia rescisão de Marcelo após confusão com Mano Menezes