Cotidiano

MEC compra livros para as bibliotecas das universidades federais

As universidades federais onde os professores participaram do Censo Bibliográfico da Graduação realizado pelo Ministério da Educação, entre 23 de janeiro e 23 d

As universidades federais onde os professores participaram do Censo Bibliográfico da Graduação realizado pelo Ministério da Educação, entre 23 de janeiro e 23 de abril deste ano, vão receber acervos para atualizar suas bibliotecas. O processo de licitação já começou e os livros serão enviados às instituições ainda este ano.

Nos três meses do censo, o ministério registrou a participação de 5.418 professores de 56 das 59 universidades federais. Eles indicaram 58.295 bibliografias, entre livros e periódicos. Segundo o diretor do Departamento de Modernização e Programas do Ensino Superior, Celso Ribeiro, o maior número de participações foi registrado entre os professores dos cursos de agronomia (2.986 indicações), ciências sociais (2.825) e veterinária (2.487).

Entre as instituições, destaca-se a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró (RN), onde 86% dos professores indicaram bibliografias. A Ufersa é uma instituição nova criada a partir da Escola Superior de Agricultura de Mossoró, integrante do processo de expansão da educação superior promovida pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Celso Ribeiro informa que, além de adquirir os livros indicados por mais de cinco mil professores, o ministério iniciou uma negociação com as editoras para colocar no Portal de Domínio Público do MEC os periódicos indicados pelos participantes do censo. “Com esta iniciativa, o ministério espera dar respostas diretas às universidades, atendendo à demanda expressa por seus professores. Vamos comprar todos os livros e mandá-los para as bibliotecas”, diz o diretor.

Segunda etapa – Como o número de professores que atendeu ao chamado do ministério é considerado pequeno – as universidades federais têm 43.157 professores – haverá, após o atendimento da demanda inicial, a segunda fase do censo. A atualização dos acervos das bibliotecas a partir das indicações dos professores, diz Celso Ribeiro, vai estimular os outros professores a participar do processo que vai enriquecer com novos acervos suas instituições, estudantes e a comunidade local.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

INSS volta a exigir a prova de vida em 2025; entenda como funciona

2

Cotidiano

Filtros do Instagram acabam amanhã: saiba como salvar seus efeitos

3

Cotidiano

FOTOS e VÍDEOS: João Pessoa tem trânsito lento e ‘dia de caos’ em trecho da BR-230

4

Cotidiano

Acidente deixa trânsito lento na BR-230, na Grande João Pessoa

5

Cotidiano

Tarifa de ônibus em João Pessoa passa a ser de R$ 5,20 para ônibus convencional; ‘geladinho’ vai a R$ 5,80