A Coordenadoria de Defesa Agropecuária, vinculada a Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, fechou nesta sexta-feira o número de bovinos vacinados na 2ª etapa de Erradicação da Febre Aftosa. Foram vacinados 836.532 animais, ou 83,64% do rebanho da Paraíba, estimado em 1,1 milhão de cabeças.
Mais uma vez o Estado consegue cumprir as metas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura de vacinar mais 80% de todo rebanho para migrar da situação de risco desconhecido para médio risco, com o objetivo de facilitar o comércio de carne e derivados para outros Estados brasileiros.
Conforme o coordenador da Defesa Agropecuária, Ricardo Leite, mais de 32 mil propriedades rurais foram cadastradas para controlar a movimentação dos animais na Paraíba.
A necessidade de vacinar as cabeças de gado 2 vezes por ano se dá por conta da atuação das doses, cuja proteção é de apenas 6 meses. Por isso, a Paraíba realiza a sua 2ª etapa da campanha contra a febre aftosa sempre no mês de outubro.
O Brasil luta para que todas as suas regiões consigam a certificação de zona livre de aftosa. A erradicação da febre em nível mundial é difícil porque nem todos os países reúnem condições financeiras para isso ou não dependem muito da pecuária. O controle da febre aftosa é extremamente importante nas Américas devido à alta produção bovina e suína para o abastecimento mundial.
A febre aftosa ataca não ataca só bovinos e bubalinos, porcos, ovelhas e cabras também podem contrair a doença. Ainda que não exteriorizem a doença, muitos animais podem estar infectados e transmitindo o vírus. Os agropecuaristas devem ter bastante cuidado com a saúde de seus animais.
Fonte: Secom PB
Estado vacina mais de 80% do rebanho contra aftosa
None
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba
Paraíba