Paraíba

Queda nos índices de desnutrição e mortalidade infantil mostram que a

None

 

Respaldado pelo resultado de uma pesquisa feita pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o secretário de Comunicação do Estado, Solon Benevides argumentou que a Paraíba tem hoje o menor índice de desnutrição crônica, entre os nove estados que formam o semi-árido brasileiro.


A pesquisa a que ele se refere foi realizada com 17 mil crianças até cinco anos de idade, levando-se em consideração a relação peso-altura. A Paraíba ficou com índice de 3,71%. “Isso é um dos dados que revelam o quanto melhoramos nos indicadores sociais, mas existem muitos outros”, garante Solon. Ele explica que a queda da desnutrição influencia diretamente na redução da mortalidade infantil e esse é outro aspecto em que as ações do governo têm gerado resultados satisfatórios.


“Os dados oficiais do Ministério da Saúde mostram que a mortalidade infantil vem caindo significativamente na Paraíba nos últimos anos. Em 2002, a Paraíba registrou 32,3 óbitos por mil nascidos vivos. Esse número caiu para 25,8 óbitos em 2004. Os dados levantados em 2005 apontam para uma redução ainda maior: para 20,96 óbito para cada mil crianças nascidas vivas. E em 2006, temos certeza que vamos ter índices ainda melhores”, aposta o secretário.


Solon atribui esse avanço nos índices de desnutrição e mortalidade infantil à melhoria da qualidade de vida dos paraibanos. Ele aponta como principais fatores para a queda desses índices, o investimento do governo em saneamento básico e a distribuição de leite com famílias carentes. “O Programa Leite da Paraíba garante ao menos um alimento na mesa de mais de 120 mil famílias paraibanas diariamente, influenciando diretamente na queda da desnutrição, que é uma das maiores causas da mortalidade infantil”, diz Solon.


Além disso, o secretário destaca a importância do programa Boa Nova, que leva saneamento básico a milhares de paraibanos. “O saneamento básico é um dos mais importantes instrumentos de investimento em saúde pública. Evitar o esgoto a céu aberto é evitar várias doenças que muitas vezes levam a óbito crianças de famílias carentes, por isso, o governador


O governador Cássio Cunha Lima abre mão de construir obras faraônicas e prefere investir nessa obra que depois de feita ninguém vê, mas traz resultados que fazem da Paraíba um estado melhor para se viver”, conclui o secretário de Comunicação.

Fonte: Secom PB

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Motorista passal mal e colide carro na traseira de ônibus no Centro Histórico de João Pessoa

2

Paraíba

Operação contra o tráfico prende três homens em Bayeux; família foi feita de refém

3

Paraíba

Falha de comunicação pode ter gerado queda de movimentações do Pix e economista diz que “governo deve melhorar”

4

Paraíba

Acidente com morte na BR-230: motociclista por aplicativo não tem habilitação e usava conta emprestada

5

Paraíba

Lucas Ribeiro garante que está pronto para dar continuidade ao projeto do governador João Azevêdo na Paraíba