Política

Vox Populi: Lula aparece com 49% e Alckmin com 23%

None

A primeira pesquisa do Vox Populi, divulgada na revista Carta Capital que começa a circular nesta sexta-feira, aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 49% das intenções de voto, quase metade do eleitorado, e Geraldo Alckmin (PSDB) apenas 23%. As informações são da revista Carta Capital.

Em um cenário sem candidatos do PMDB, o mais provável no momento, Lula aparece com 26 pontos percentuais à frente de Alckmin, que tem 23% das intenções de voto. A senadora do PSol Heloísa Helena tem 6% e Enéas Carneiro, do Prona, 2%. Roberto Freire (PPS), que já desistiu da candidatura, e Cristovam Buarque (PDT) têm 1%. Votos brancos ou nulos tiveram 8% na pesquisa e 10% das pessoas não souberam responder.

Se forem contados apenas os votos válidos, excluindo os brancos e nulos, a pesquisa indica que Lula teria, aproximadamente, 60% dos votos válidos, o suficiente para ser eleito com folga ainda no primeiro turno. De acordo com a pesquisa, a candidatura de Lula beneficiou-se dos programas do PT na televisão e da onda de violência que atingiu o Estado de São Paulo nas últimas semanas.

O presidente Lula consegue 57% das intenções de voto, contra 18% de Alckmin, entre os eleitores com instrução até a a quarta série do ensino fundamental. A distância entre os dois candidatos é ainda maior entre os eleitores que têm renda familiar de até um salário mínimo: Lula com 62% e Alckmin com 9%. Por outro lado, entre os eleitores que ganham mais de dez salários mínimos, o ex-governador de São Paulo ultrapassa Lula e aparece com 39% das intenções de voto, contra 35% do presidente.

Projeções de segundo turno

Caso a candidatura de Geraldo Alckmin tome fôlego durante o horário eleitoral e leve a eleição para o segundo turno, Lula teria 51% e Alckmin 33%. A pesquisa Vox Populi mostra que Lula não cresceria muito mais que o percentual já recebido no primeiro turno, definido pelo alto índice de rejeição que enfrenta.

Foram realizadas 2.001 entrevistas entre os dias 27 e 28 de maio deste ano. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Último Segundo

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Em diálogo com ministro Wellington Dias, Pollyanna garante mais investimentos para o desenvolvimento humano da Paraíba

2

Política

“Município nenhum tem condição de sustentar uma política de oncologia sozinho”, diz secretário de Saúde da Paraíba

3

Política

Wilson Filho afirma que escolas da Paraíba estão preparadas para seguir lei que proíbe celulares e aguarda orientação do governo

4

Política

João Azevêdo revela que se sair para disputar Senado, Lucas Ribeiro será candidato ao Governo: “dará continuidade ao trabalho”

5

Política

João Azevêdo reúne base em almoço e soma presença de 146 prefeitos, 23 deputados estaduais e 5 federais