O Ministério Público da Paraíba empossou nesta sexta-feira (2) a nova Procuradora de Justiça, Otanilza Nunes de Lucena. A solenidade de posse aconteceu no auditório João Bosco Carneiro na sede da Procuradoria-Geral de Justiça e foi prestigiada por autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo. Uma Missa em Ação de Graças, celebrada pelo Monsenhor João Eudes, na Basílica Catedral de Nossa Senhora das Neves, na parte da manhã, deu início às solenidades de posse.
Visivelmente emocionada, a procuradora Otanilza Lucena foi introduzida no recinto pelos procuradores Agnello Amorim e Sônia Maria Guedes Alcoforado. Logo depois, ela prestou juramento, foi formalmente empossada e lido o termo de posse.
Ao discursar, a nova procuradora de Justiça afirmou que computando tudo o que aconteceu na trajetória de sua vida, é feliz e orgulhosa. E que, sem medo, começaria tudo de novo, de cabeça erguida e sem receio de olhar para trás. Aos jovens promotores que estão iniciando a vida ministerial, disse que a carreira de promotor é bela, porém penosa e árdua, “a exigir um ininterrupto esforço, perene vigilância, uma constante tensão, um acurado estudo que se há de renovar e continuar todos os dias”. Acrescentando: “Há que ter força e fé para cumpri-la”.
Comparou o Ministério Público ao oceano, que, na sua opinião, é símbolo da força, do poder e do arrojo, e que não foge dos ataques dos ventos, das tempestades e das fúrias temporais. “O Ministério Público, qual sentinela avançada, está sempre atento, firme, sem vacilar, defendendo a lei, a justiça e o direito de todos (inclusive os nossos)”, disse.
A procuradora de Justiça empossada foi saudada pela procuradora geral de Justiça, Janete Maria Ismael, em nome do Ministério Público. Apesar das ligações afetivas com a empossada, Janete disse ter ficado surpresa com o convite. Ela destacou as qualidades profissionais da colega, afirmando que Otanilza sempre recebeu elogios dos corregedores e demais colegas.
“Otanilza traz consigo um legado de experiências, informações e conhecimento que, indubitavelmente, influenciará nas decisões deste Colegiado”, afirmou a procuradora geral. E acrescentou: “Contamos com você, com o seu apoio e com seu trabalho, para juntos desenvolvermos as políticas públicas em favor do hipossuficiente, dos idosos, da infância e juventude e da probidade administrativa, cumprindo assim a função que nos foi destinada pela Carta Magna”.
Em nome da OAB-Seção Paraíba, fez a saudação o advogado Roberto Luna Freire. Ele observou que a nova procuradora de Justiça “sempre agiu como fiscal da lei, como esposa e mãe de família, identificando de forma integral sua brilhante trajetória com a função de Promotora de Justiça.” Disse, ainda, que o “seu impecável equilíbrio na fiscalização da Lei sempre comungou com as virtudes sentimentais que consagram e dignificam a Justiça”.
Ação de Graças
Uma Missa em Ação de Graças, celebrada pelo Monsenhor João Eudes, na Basílica Catedral de Nossa Senhora das Neves, abriu as solenidades de posse de Otanilza Nunes de Lucena no cargo de procuradora de Justiça..
Em sua homilia, Monsenhor João Eudes fez um paralelo do texto do Evangelho escrito por São Luca 2, 41-52, que enfatiza a Sagrada Família cumprindo a lei, inserida na vida social, cultural e religiosa do seu tempo, e a vida e o trabalho da nova procuradora de Justiça, pertencente a uma instituição que tem como uma das principais funções fiscalizar o cumprimento da lei. Uma mulher que, juntamente com seu marido, filhos e netos, está inserida nos acontecimentos do seu tempo.
“O Ministério Público é desconhecido de muitos nas suas importantes ações de defesa do cidadão e da efetiva aplicação da lei. Mas enquanto houver nesta instituição pessoas éticas, descentes, voltadas para Deus e para a Sagrada Escritura, o Ministério Público não perderá de vista o cumprimento da lei e as ações em favor da sociedade”, afirmou o sacerdote. E acrescentou: “A posse de Dra. Otanilza é a confirmação de que, a exemplo de pouquíssimos, o Ministério Público continua sendo uma instituição em que todos podem confiar”.
ClickPB
Ministério Público empossa Otanilza Nunes de Lucena no cargo de Procur
None
Política
Política
Política
Política
Política