De olho na liderança, Fluminense e Internacional se enfrentam neste sábado, a partir das 16 horas, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes não vêm de bons resultados – o Tricolor perdeu para o São Paulo e o Colorado empatou com o São Caetano -, mas os times estão motivados para terminaram esta fase do Brasileiro, antes da paralisação para a Copa do Mundo, na ponta da tabela.
O Fluminense não perde para o Internacional desde 2001, quando foi derrotado por 1 a 0. Coincidentemente quem treinava o Tricolor na ocasião era Oswaldo de Oliveira. O confronto é um dos mais equilibrados do futebol brasileiro. Em 51 jogos, foram 18 vitórias do Internacional, 17 do Fluminense e 16 empates.
Para a partida que poderá levar o Fluminense novamente à liderança do Brasileiro, pelo menos até domingo, quando o São Paulo enfrenta o Juventude, em Caxias do Sul, Oswaldo de Oliveira vai barrar o atacante Lenny, que não vem caindo de produção nos últimos jogos. No último coletivo antes da partida, o treinador escalou Alex ao lado de Tuta no ataque.
– Quando o Oswaldo voltou para o Fluminense, ele falou que já me conhecia e quando a oportunidade surgisse ia me colocar para jogar – disse Alex.
Experiente, Roger sabe da importância da partida. O zagueiro tricolor lembra que as duas equipes estão brigando pela liderança da competição, por isso a vitória é tão importante.
– Nós estamos brigando pela liderança e teremos um jogo difícil. Vai ser um confronto com um adversário que também é um candidato ao título. O jogo é importante para as nossas ambições. Vai ser um confronto de muita qualidade e espero que a gente saia vencedor.
A partida marcará o reencontro de Abel Braga com o Fluminense, clube que ele treinou ano passado, conquistando o Campeonato Carioca, além de ter ficado com o vice-campeonato da Copa do Brasil. Apesar de não ter sido comandado por Abel nas Laranjeiras, Roger reconhece o respeito que o grupo tem pelo treinador do Colorado.
– Sinto que o time do Fluminense tem um respeito muito grande pelo Abel. Isso pode ser útil pq muita gente aqui já trabalhou com ele. Nós temos que usar tudo isso.
Sem o meia Alex, que recebeu o terceiro cartão amarelo no 1 a 1 com o São Caetano, o técnico Abel Braga abriu um leque de possibilidades de formação do meio-campo para enfrentar o Fluminense. E não dá pistas de nenhuma.
O Inter poderá voltar ao 4-4-2. Índio sairia da zaga e Wellington Monteiro (ou Perdigão) entraria como segundo volante de marcação, ao lado de Edinho, e o meia Chiquinho ganharia chance como articulador, junto com Tinga. Mas o treinador deve permanecer com o 3-5-2, com Perdigão no lugar de Alex.
A pressão sobre o técnico aumentou depois dos dois últimos jogos. Nos empates em 1 a 1 com o Cruzeiro, em casa, e o São Caetano, fora, impediram o time de chegar à liderança. Parte da torcida e setores da imprensa voltaram à tese de que o Inter treme nesses momentos decisivos. Abel acha graça, mas alguns jogadores se irritam.
– Que valor tem isso agora? O que importa é terminar o campeonato na frente, lá em dezembro – sustenta Fernandão.
Mas entre os que raciocinam diferente, achando que a liderança é o primeiro passo para disparar, está o próprio presidente do clube, Fernando Carvalho.
– No ano passado foi a mesma coisa. Tivemos derrotas inaceitáveis, como contra o Paraná e o Juventude. Agora, estamos deixando de ganhar pontos que dávamos como certos, e isso pode nos complicar – reclamou o presidente.
Apesar das broncas, todos concordam com uma coisa: o Inter melhora a produção contra adversários poderosos. Por isso a confiança numa vitória sobre o Fluminense. Mas, liderança antes do recesso, ficou mais difícil, pois dependeria de tropeços de São Paulo e Cruzeiro contra Juventude e Fortaleza.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X INTERNACIONAL
Local: Maracanã, Rio de Janeiro(RJ)
Data – hora: 03/06 – 16 horas
Árbitro: Wilson Luiz Seneme/Fifa-SP
Auxiliares: Nilson de Souza Monção/SP e Emerson Augusto de Carvalho/SP
FLUMINENSE: Fernando Henrique; Gabriel Santos, Thiago Silva e Roger; Radamés, Marcão, Romeu, Juliano e Jean; Alex e Tuta.
Técnico: Oswaldo de Oliveira.
INTERNACIONAL: Clemer: Indio, Bolívar e Ediglê; Ceará, Edinho, Tinga, Perdigão e Jorge Wagner; Fernandão e Rafael Sobis.
Técnico: Abel Braga.
LANCEPRESS
Flu e Inter se enfrentam em busca do mesmo objetivo
De olho na liderança, Fluminense e Internacional se enfrentam neste sábado, a partir das 16 horas, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes não v
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte
Esporte